Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Consumir batatas diariamente equivale a beber 5 litros de óleo

Especialistas alertam para os riscos que esse simples hábito pode representar para a saúde

Consumir batatas diariamente equivale a beber 5 litros de óleo
Consumir batatas chips diariamente equivale a beber 5 litros de óleo por ano | Reprodução
Compartilhe

Consumir uma pequena quantidade de batata chips por dia pode parecer uma opção prática para um lanche. No entanto, especialistas alertam que esse simples hábito pode trazer mais consequências para a saúde do que podemos imaginar.

Os pesquisadores afirmam que dentro daquele pequeno pacote se escondem doenças do coração, risco de obesidade, problemas no desenvolvimento de fetos, hiperatividade nas crianças e câncer em adultos. Os responsáveis pelos estudos defendem que é preciso ressaltar na embalagem os males que esse tipo de alimento pode causar.

De acordo com o jornal The Daily Mail, a situação não seria tão alarmante se o consumo de batatas chips na Inglaterra não tivesse aumentado nos últimos anos. Na semana passada, um levantamento apontou que um terço das crianças britânicas consomem batatas chips todos os dias. E os outros dois terços ingerem o alimento algumas vezes por semana.

No total, o consumo dos britânicos soma 6 bilhões de pacotes por ano, o que equivale a uma tonelada de batatas chips a cada 3 minutos ou quase 100 pacotes por pessoa. No prazo de um ano, esse consumo exagerado representa o mesmo que beber 5 litros de óleo de cozinha, além de altas quantidades de gorduras, sódio e açúcar ingeridas.

Produtos que são feitos para conquistar

Não é à toa que o consumo desse tipo de produto seja tão frequente na Inglaterra e no restante do mundo. Desde a propaganda, a embalagem, a textura e o sabor das batatas chips ? tudo foi pensado para que consumo do produto cause prazer e, em grande medida, dependência.

Michael Moss, autor do livro ?Salt, Sugar, Fat: How The Food Giants Hooked Us? (Sal, Açúcar e Gordura: Como os Grandes Alimentos nos Fisgaram, em tradução livre), conta que todos os elementos foram desenvolvidos especialmente para nos conquistar.

O especialista explica que quando colocamos uma batata na boca, o sabor do sal é notado imediatamente. Esse efeito é chamado pela indústria de ?explosão de sabor?. Além disso, as grandes concentrações de gordura são responsáveis por uma sensação de saciedade ao se mastigar o alimento. Todos esses fatores foram pensados para causar o mesmo prazer de saborear um prato refinado e saboroso.

Para finalizar a mistura, as batatas contêm açúcar que está naturalmente presente no amido do alimento. Segundo Moss, essa é a combinação de sabores ? sal, açúcar e gordura ? necessária para que o nosso cérebro sinta necessidade de consumir cada vez mais.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar