Consumo excessivo de sódio pode ocasionar graves problemas à saúde

Hipertensão, doenças renais e acidente vascular cerebral (AVC) estão entre as principais complicações da ingestão exagerada do ingrediente

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Presente na mesa da maioria dos brasileiros, principalmente no sal de cozinha e nos produtos industrializados, o sódio é um dos sais minerais essenciais para o funcionamento do organismo. Segundo Odila Tomoko Uta Nakano Teixeira, cardiologista, o nutriente está ligado a diversas funções em áreas diferentes do corpo. “O sódio contribui para a regulação dos fluidos nas células, atuando também na condução de estímulos nervosos e na contração muscular”, explica.

No entanto, o ingrediente tem sido apontado como um vilão da alimentação nos últimos anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de menos do que 5g diários de sal, mas, no Brasil, são consumidos cerca de 12g por dia. Segundo a docente, o consumo em excesso do nutriente pode causar graves problemas à saúde. “A ingestão exagerada de sódio pode contribuir para o aumento da pressão arterial, levando a quadros de doenças renais, cardiovasculares e ainda ocasionar um acidente vascular cerebral (AVC), principalmente em pessoas que já apresentam um quadro de pressão alta”, alerta.

Por isso, vale a pena se atentar ao quadro de valores nutricionais na hora das compras. O sódio proporciona uma durabilidade maior aos alimentos, então comidas congeladas como caldos de carne e embutidos (salsicha, mortadela, salame etc.), possuem um teor elevado do ingrediente e devem ser consumidos com cuidado.

Nas prateleiras dos supermercados é possível encontrar diversas opções para substituir o sal de cozinha comum. O sal negro e o sal rosa do Himalaia, apesar de mais caros, possuem uma quantidade menor de sódio na composição e são ricos em outros nutrientes fundamentais para o corpo, como o ferro e o potássio. O sal light também é uma alternativa, mas não é recomendado para pessoas com problemas renais. Outra opção é temperar os alimentos somente com ervas e especiarias como o manjericão, alecrim, alho-poró, salsinha e os já tradicionais, alho e cebola.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES