Conta de luz mantém bandeira tarifária verde em abril para os mais pobres

Para os demais consumidores ainda vai vigorar a bandeira Escassez Hídrica, no valor de R$ 14,20 a cada 100 kWh.

Abril será último mês da cobrança da bandeira escassez hídrica | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A bandeira tarifária que vai valer nas contas de energia a partir de sexta-feira (1º de abril) será verde para os consumidores que recebem o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica. Com o anúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que indica condições favoráveis de geração de energia, não há acréscimos na tarifa para os consumidores de baixa renda.

Para os demais consumidores – excetuando-se os moradores de áreas não conectadas ao Sistema Interligado Nacional (Roraima, por exemplo), que não pagam bandeira tarifária, ainda vai vigorar a bandeira Escassez Hídrica, no valor de R$ 14,20 a cada 100 kWh.

Abril será último mês da cobrança da bandeira escassez hídrica| FOTO: MME 

A bandeira Escassez Hídrica foi instituída pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG), criada por meio da Medida Provisória nº 1.055/2021. Segundo a Aneel, o valor extra foi necessário para cobrir os custos de energia, que ficaram mais caros em decorrência do enfrentamento do período de escassez de recursos hídricos, em 2021, o pior em 91 anos. 

Cobrança de tarifa extra

Abril deve ser o último mês de cobrança da tarifa extra. Em fevereiro, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque havia afirmado que a cobrança extra não será mais necessária a partir do próximo mês. 

“Acreditamos que [a Bandeira Escassez Hídrica] não será necessária a partir de abril. [Ela] foi utilizada para pagar o custo adicional de geração de energia. Como nós não tínhamos água para gerar as nossas usinas hidrelétricas, tivemos que contratar energia no exterior, da Argentina, do Uruguai, e tivemos que usar nossas usinas termelétricas, que são mais caras, por conta do petróleo, do óleo, por conta do gás”, disse na época.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES