Controle de armas e munições pode voltar à normalidade, Por José Osmando

Ministério da Justiça e Segurança Pública acaba de publicar portaria determinando o cadastramento e recadastramento de todas as armas em poder de cada cidadão brasileiro

Governo dá prazo de 60 dias para que todas as armas sejam registradas na PF | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por José Osmando de Araújo  

Os brasileiros foram estimulados a uma política clara de armamentismo nos últimos quatro anos, não apenas pelo discurso de que o cidadão tem que se armar para ficar protegido, mas especialmente pela criação, pelo governo federal, de mecanismos de facilitação da compra de armas e munições em todo o país. 

Os clubes de tiro se espalharam de modo espantoso por todos os Estados e o governo reduziu impostos e facilitou a aquisição de armas de fogo. Ocorreu, na prática, uma liberação geral, irresponsável, que resultou na produção de atos de violência nos lares, nas escolas, em clubes associativos, facilitando também o acesso por quadrilhas que, além do controle e contrabando de armamentos, carregam consigo a prática criminosa do tráfico de drogas.  

 Todas as armas no país devem ser registradas no sistema da Polícia Federal

ATLAS DA VIOLÊNCIA 

O Brasil está entre os países em que mais se mata com armas de fogo. Os números consolidados constam do Atlas da Violência. Esta situação está associada à permissividade em relação às armas de fogo e munição, patrocinada pelo governo federal a partir de 2019. Ao facilitar o acesso às armas, a nova regulação favoreceu a ocorrência de crimes interpessoais e passionais – daí ter aumentado enormemente a morte de mulheres por seus companheiros e ou ex-companheiros-, além de facilitar a presença do crime organizado no controle de armamentos.  

CADASTRAMENTO 

Diante desse quadro profundamente preocupante, o Ministério da Justiça e Segurança Pública acaba de publicar portaria determinando o cadastramento e recadastramento de todas as armas em poder de cada cidadão brasileiro. E aquele que seja detentor de arma com calibre restrito, deverá agendar o comparecimento em uma Delegacia da Polícia Federal, onde a arma será conferida quanto à posse, sendo necessária, a partir daí, a emissão de uma guia de tráfego pelo Exército Brasileiro. 

Essa guia emitida pelo Exército obriga o portador da arma a conduzi-la, juntamente com o Cerificado de Registro da Arma, que será feito durante o recadastramento.  

CONTROLE 

Vê-se, portanto, que a primeira medida prática, afora o cadastro em si, é recolocar o Exército e a Polícia Federal no controle das armas e munições no Brasil. Os possuidores de armas de fogo terão, a partir da data da Portaria, 60 dias para realizar o recadastramento. 

DEVER DO ESTADO 

Os que defendem a flexibilização da compra e uso de armas pelos brasileiros, sustentam o argumento de que a violência aumentou, daí a “necessidade” de se armar os cidadãos. Contudo, entidades e organizações que combatem a violência, asseguram que a questão da segurança é um papel e um dever do Estado brasileiro, e que esse abrandamento nas restrições atende a interesses econômicos de grupos ligados à indústria de armamento, além de favorecer o crime organizado, com crescimento exacerbado do contrabando.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES