Coordenação de Arborização prepara mudas para janeiro em Teresina

As mudas serão destinadas à doação, distribuição e também plantio

A Prefeitura de Teresina já iniciou a preparação de mudas para serem plantadas na capital a partir de janeiro. Mais de 50 mil mudas de plantas nativas, frutíferas e ornamentais estão sendo preparadas pela Coordenação de Arborização somente no Viveiro da zona Norte.

As mudas, segundo o coordenador de arborização de Teresina, Eduardo Freitas, estão sendo preparadas para a segunda etapa do Projeto Teresina Mais Verde. “Iniciamos a implantação do projeto com e meta de plantarmos 300 mil mudas em Teresina. Ultrapassamos essa meta, com 331.116 mudas de abril de 2013 até agora. Agora, já estamos trabalhando na ampliação dessa meta para os próximos anos”, comentou.

Ele destacou que as mudas serão destinadas à doação, distribuição e também por meio do plantio de vários pontos da cidade. A ideia é intensificar as ações do Caminhão do Verde, que distribui mudas gratuitas à população nos bairros da cidade As áreas que foram afetadas pelas queimadas receberão atenção especial e serão rearborizadas.

Ele ressalta o sucesso da primeira etapa, quando foi superada em 11% a meta de doação, distribuição e plantio de mudas. "A Prefeitura estabeleceu a rearborização das áreas verdes da cidade como prioridade para o começo do ano que vem. Vamos promover a rearborização de locais como praças, parques e avenidas".

Na primeira etapa do Teresina Mais Verde, entre 2013 e 2016, a Prefeitura doou, distribuiu e plantou 331.116 mudas, entre espécies frutíferas, como cajueiro e mangueira, e nativas, como ipê e caneleiro. "Com esse número, superamos em 11% a meta estabelecida lá no começo do projeto. A nossa intenção é dar continuidade a esse trabalho que foi bem feito. Vamos fazer uma avaliação e, na segunda quinzena de janeiro, estabeleceremos uma meta para essa etapa que vai até 2020", detalha o coordenador.

Em 2013, quando o projeto foi colocado em prática, o objetivo da Prefeitura de Teresina era chegar ao número de 300 mil mudas até o fim de 2016. Em junho deste ano, a administração municipal já tinha batido a meta.

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina
logomarca do portal meionorte..com