A Copa do Mundo do Catar começou no domingo (20) e o jogo de estreia do Brasil, que está previsto para acontecer na próxima quinta-feira (24) tem gerado dúvidas sobre o que irá funcionar ou ter fechamento parcial nos dias em que a seleção brasileira entrar em campo.

Os torcedores devem ficar atentos, pois os dias de jogos do Brasil não são feriados. Apesar disso, bancos e alguns estabelecimentos comerciais e serviços públicos terão o horário de funcionamento alterado.

Copa do Mundo 2022: o que abre e o que fecha durante os jogos do Brasil (Foto: reprodução)Copa do Mundo 2022: o que abre e o que fecha durante os jogos do Brasil (Foto: reprodução)

Os jogos brasileiros na primeira fase da Copa serão nos dias 24/11 (quinta-feira, às 16 horas, contra a Sérvia), dia 28/11 (segunda-feira, às 13 horas, contra Suíça) e 2/12 de dezembro (sexta, às 16 horas, contra Camarões). 

No Piauí, os servidores públicos do Estado terão horários normais de trabalho. A Prefeitura de Teresina, no entanto, determinou que o expediente será encerrado uma hora antes de cada jogo do Brasil, exceto quem trabalha prestando serviços essenciais.

O Meionorte.com mostra como ficará o fluxo de abertura e fechamento de comércios em Teresina durante os jogos do Brasil. Confira: 

Centro de Teresina

O Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas/PI) informou que nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo, as empresas do comércio lojista funcionarão de acordo com as suas conveniências. Caso optem pelo fechamento nesses dias, as horas não trabalhadas poderão ser compensadas, mas necessário se faz a formalização prévia de acordo individual com os seus empregados.

Farmácias

As farmácias também funcionam normalmente. 

Supermercados

Os supermercados deverão funcionar normalmente nos dias de jogos do Brasil. 

Postos de combustíveis

Os postos de combustíveis continuarão funcionando normalmente durante a transmissão dos jogos. 

Bancos

Já as agências bancárias vão sofrer mudanças no horário de funcionamento nos dias dos jogos do Brasil.

Nos jogos com horário previsto às 12h

Nos Estados com horário igual ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30.

Nos Estados com diferença de 1h em relação ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 8h às 10h e das 14h30 às 15h30.

Nos Estados com diferença de 2h em relação ao horário de Brasília: das 7h às 9h e das 13h30 às 14h30.

Nas agências em Fernando de Noronha (1h antes do horário de Brasília): das 8h às 12h.

 Nos jogos com horário previsto às 13h

Estados com horário igual ao horário de Brasília: das 8h30 às 11h30.

Estados com diferença de 01h00 em relação ao horário de Brasília: das 7h30 às 10h30.

Estados com diferença de 02h00 em relação ao horário de Brasília: das 7h às 9h30.

Nos Jogos com horário previsto às 16h

Estados com horário igual ao horário de Brasília: das 9h às 14h

Estados com diferença de 01h00 em relação ao horário de Brasília: das 8h às 13h

Estados com diferença de 02h em relação ao horário de Brasília: das 7h às 12h.

A FEBRABAN esclarece ainda que os bancos deverão, com antecedência mínima de 30 dias, afixar em suas dependências os avisos sobre o horário especial de atendimento ao público.

Tribunal de Justiça do Piauí

O expediente interno do Tribunal de Justiça do Piauí será encerrado duas horas antes do início de cada partida:

24/11 - Brasil x Sérvia, às 16h - Expediente do TJ-PI encerra às 14h

28/11 - Brasil x Suíça, às 13h - Expediente do TJ-PI encerra às 11h

02/12 - Brasil x Camarões, às 16h - Expediente do TJ-PI encerra às 14h

Shoppings

Riverside Shopping

Nos três primeiros jogos do Brasil na Copa do Mundo, as lojas de vareja, quiosques e parque infantil terão o funcionamento suspenso trinta minutos antes do início dos jogos e retomarão suas atividades trinta minutos após o final do jogo.

A praça de alimentação funcionará normalmente, das 10h às 22h.

Teresina Shopping

O Teresina Shopping divulgou somente o horário de funcionamento do jogo do Brasil contra a Sérvia nesta quinta-feira (24). Confira:

Espaço Família: 10h às 22h

Lojas: 10h às 22h - os estabelecimentos poderão fechar no horário do jogo e reabrir 30 minutos após o final da partida

Big Bompreço: 7h às 00h

Lojas de Alimentação e Parque: 10h às 22h

Cafeterias: 10h às 22h

Cinemas: abertura das bilheterias às 13h

Smart Fit: fechará meia hora antes e abrirá meia hora depois dos jogos

Universidades

Ufpi

A Universidade Federal do Piauí (Ufpi) comunicou que nos dias em que houver partida às 12h, não haverá expediente; quando o jogo iniciar às 13h, os servidores e funcionários serão dispensados às 11h; em dias de jogos às 16h, o trabalho é encerrado às 14h.

As horas não trabalhadas devem ser compensadas no período de 1º de dezembro deste ano a 31 de maio de 2023.

Uespi

Por meio de nota, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) comunicou que quando houver jogo do Brasil às 12h, os cursos terão liberdade para dispensar o expediente na instituição. Já quando o jogo for às 13h, o expediente poderá ser encerrado às 11h e, quando o jogo for às 16h, o expediente poderá ser finalizado às 14h.

As horas não trabalhadas serão compensadas até o final do período letivo. “A compensação deverá ser realizada mediante antecipação do início da jornada diária de trabalho ou de sua postergação, e no caso dos docentes e dias e horários além dos previstos no planejamento de suas disciplinas, respeitando-se o horário de funcionamento do órgão ou entidade. A compensação de horário é limitada a duas horas diárias da jornada de trabalho. A depender das opções dos servidores, deverá ocorrer a compensação das atividades didáticas, sem alterar a data do término do calendário”, informou a nota.