Coração de Dom Pedro I é exposto em Portugal antes de seguir para o Brasil

A relíquia está exposta na Irmandade da Lapa, entidade religiosa que guarda o órgão, na cidade do Porto, em Portugal.

Coração de Dom Pedro I é exposto em Portugal antes de seguir para o Brasil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem vive na cidade do Porto, em Portugal, aproveitou o sábado (20) para visitar a primeira exposição aberta ao público do coração de D. Pedro I. A relíquia está exposta na Irmandade da Lapa, entidade religiosa que guarda o órgão.

Só nas primeiras oito horas, três mil visitantes fizeram fila para ver a relíquia. As informações são da Câmara Municipal do Porto.

Leia Mais

O coração está exposto no salão nobre da Igreja da Lapa, em uma vitrine de vidro temperado. Uma curiosidade é que o órgão foi posicionado a 1,30m de altura, metragem que leva em conta o tamanho médio de brasileiros e portugueses (1,74m para homens e 1,63m para mulheres).

A exposição termina neste domingo (21), quando o coração de D. Pedro I será trazido ao Brasil para as comemorações do Bicentenário da Independência. A relíquia será transportada pela FAB (Força Aérea Brasileira) e deve chegar ao país na segunda-feira (20).

Três mil visitantes fizeram fila para ver a relíquia (Foto: Divulgação)Um parecer técnico do Instituto de Medicina Legal do Porto aprovou a viagem, mas pediu que o transporte do órgão fosse feito em um ambiente pressurizado, ou seja, com pressão controlada.

Relíquia guardada a cinco chaves

O coração de D. Pedro I está conservado há 187 anos. O órgão fica guardado em um vaso de vidro com formol, numa urna trancada por cinco chaves dentro de um cofre na Irmandade da Lapa, na cidade portuguesa do Porto.

O órgão será levado de volta a Portugal no dia 9 de setembro, depois das comemorações dos duzentos anos da Independência do Brasil. A relíquia ainda vai ficar exposta por mais dois dias na cidade do Porto antes de ser guardada novamente no cofre.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES