Coreógrafo Ismael Ivo receberá homenagem de São Paulo

O artista terá o nome de uma escola de dança com previsão de inauguração em 2022 e que terá cursos regulares e de extensão para formação técnica e artística de jovens profissionais

O artista que morreu de Covid receberá homenagem do governo paulista | TV Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O coreógrafo e bailarino Ismael Ivo que morreu na última quinta-feira 8 de abril, vítima da Covid-19 receberá homenagem do Governo de São Paulo.

A ideia é criar um espaço de arte e cultura que terá o nome do artista. Para isso, o governador paulista irá implantar a SP Escola de Dança Ismael Ivo. Uma forma de manter vivo o nome e o legado do artista.

Ivo recebeu vários prêmios em vida. Era figurinista, autor e ator. Atualmente se dedicava, desde o ano passado, ao projeto da escola, inspirada na Julliard School de NY e na maior escola de dança da América Latina, a São Paulo Companhia de Dança.

Será ela que irá receber o nome dele. O local irá oferecer formação técnica e artística, com foco 100% na formação e capacitação de profissionais em coreografia e performance.

Ismael Ivo receberá homenagem de SP

A previsão é para início em 2022 e o espaço terá cursos regulares na área de dança para 400 alunos e de extensão para cerca 1,5 mil.

As obras ainda não começaram. A sede será no terceiro andar do Complexo Júlio Prestes, localizado no centro de São Paulo. As obras iniciaram se no último mês de março, com um custo estimado de R$ 3,5 milhões.

Dança sempre presente

Além de ocupar a vice-presidência do Conselho Estadual de Cultura do Governo de São Paulo, instituído pelo Governador João Doria em 2019, Ismael Ivo também foi curador do Programa de Qualificação em Artes -Dança, das Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, orientando artistas in loco. 

O artista também fez parte da série de documentários Figuras da Dança, projeto da São Paulo Companhia de Dança, instituição da pasta, e era Conselheiro da Fundação Padre Anchieta desde o final de 2020, além de integrante da equipe criativa da TV Cultura, como assessor artístico.

Neste período junto à emissora, ele coordenou a realização de um Auto de Páscoa Negro, inspirado nas composições de João Bosco e Aldir Blanc, com a participação do ballet de Paraisópolis e da Brasil Jazz Sinfônica. Com a pandemia, a emissora teve que interromper o projeto, que seria exibido na Semana Santa.

"Nos palcos, ele hipnotizava o olhar do público com uma carga dramática singular e essa intensidade transbordava da cena para todos os seus demais projetos, como pudemos sentir de perto ao retratá-lo em um dos episódios da série Figuras da Dança e ao idealizar juntos o projeto Corpus - Alma e Esperança", diz Inês Bogéa, diretora da São Paulo Companhia de Dança. Veja em vídeo, um dos seus momentos.

Legado de Ismael

Detentor da medalha de ouro da cultura de Viena, da ordem do mérito cultural e da ordem cívico brasileira, além de Mestre da Criatividade do site Catraca Livre, Ismael brilhou nos palcos por onde passou. Sendo diretor da Bienal de Veneza, do Balé da Cidade, e o primeiro estrangeiro a dirigir o Teatro Nacional Alemão.

O paulistano estreou como coreógrafo ao lado de Juliana Carneiro no espetáculo Cartas Portuguesas, em 1978. Cinco anos depois, mudou-se para Nova Iorque. Dançou e coreografou Young Blood, pelo Departamento de Arte Moderna do City College. Em 1983, foi convidado por Alvin Ailey para integrar sua companhia junior, a Alvin Ailey Dance Center, em Nova Iorque.

Em 1984, fundou o ImpulsTanz com Karl Regensburger, em Viena. No ano seguinte, mudou-se para Berlim, na Alemanha. Em 1996, foi nomeado o diretor da Companhia de Dança do Teatro Nacional Alemão, de Johann Wolfgang Von Goethe, em Weimar.

Criou diversos trabalhos, como o solo Under Skin, inspirado em Federico Garcia Lorca, Antonin Artaud e Winnie Mandela, o solo Delirium of a Childhood e Francis Bacon, dirigido pelo coreógrafo alemão Johann Kresnik.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES