Coronavírus: Enfermeiro se oferece para atender idosos em casa

No final da semana passada, o enfermeiro usou as redes sociais para se colocar a disposição de quem morasse em sua região e precisasse de atendimento em casa.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É momento de seguir isolamento da quarentena para tentar conter o avanço do novo coronavírus no Brasil. Se você é idoso , o cuidado deve ser redobrado, afinal, os mais velhos estão no grupo de risco da Covid-19 . Mas enquanto há tristeza, medo e ansiedade de um lado, há também bons exemplos de solidariedade do outro. As informações são do IG.

Um deles é a atitude de Bráulio de Paula Silva Júnior, enfermeiro que trabalha na zona oeste do Rio de Janeiro. Com 10 anos de profissão, Júnior sempre atuou com idosos em terapia intensiva e, agora, diante da pandemia, leva seus cuidados à casa dos idosos que devem seguir em isolamento. 

No final da semana passada, o enfermeiro usou as redes sociais para se colocar a disposição de quem morasse em sua região e precisasse de atendimento em casa. Poderia ser para trocar um curativo, por exemplo. Assim, o idoso não precisaria sair e se colocar em risco para ser atendido. Bastava mandar uma mensagem para Júnior. 

Ele fez os primeiros atendimentos domiciliares no sábado (21) e no domingo (22). Segundo o enfermeiro, “foi bem diferente de trabalhar em um hospital onde há o apoio de uma equipe multidisciplinar. Ali sou eu e o paciente, eu entro na intimidade do dia a dia, conheço a família e me torno parte da rotina”. 

Arquivo Pessoal/ Bráulio Júnior

O profissional ainda ressalta uma mistura de sentimentos após os atendimentos. "Quando sai me senti bem triste, porque vejo o quanto nosso sistema de saúde precisa ser revisado. Essas pessoas que venho atendendo realmente precisam de apoio, muitas delas não possuem nem o material necessário para realizar o curativo de forma correta! Mas me sinto satisfeito em fazer a minha parte e dar a minha contribuição para melhorar, nem que seja um pouco, essa realidade."

Júnior ressalta que toma todos os cuidados de higiene para não levar qualquer doença ao idoso atendido. Há também uma atenção especial ao coronavírus, claro. "Antes do atendimento pergunto se ele possui algum dos sintomas de coronavírus. Se sim, eu vou mais protegido e recomendo ao paciente usar uma máscara individual", comenta. 

Para ele, a atitude de se colocar disponível não é mais do que sua obrigação como cidadão e profissional. "Como profissional capacitado me sinto no dever de ajudar quem realmente está necessitando desse apoio nesse momento tão difícil que o país está passando. Tenho certeza que isso não só me tornará uma pessoa melhor, como também um profissional com mais 'tato' com a vida de outras pessoas", afirma o enfermeiro. "Foram quatro atendimentos até agora, mas espero fazer bem mais até essa situação passar."

Arquivo Pessoal/ Bráulio Júnior

Durante o atendimento domiciliar, o enfermeiro segue uma prática que já é rotina quando está no hospital: conversar com os idosos. “Eles são muito comunicativos, adoram conversar", comenta. E já emenda com uma dica: "Converse com eles! Pergunte como está o dia, escute o que ele pensa sobre qualquer coisa e também dê sua opinião, ele vai ouvir”. 

Essa conversa também serve como conscientização. Segundo Júnior, os idosos estão assustados com o avanço do coronavírus e ainda se sentem desinformados. "Continuar o tratamento em casa é importantíssimo para eles então aproveito e converso com eles, explicando a situação que estamos passando e dizendo que a única coisa que devem fazer no momento é ficar em casa". 

Ele também lembra outros cuidados fundamentais com os idosos. Além de a higiene vir em primeiro lugar, os mais velhos devem se manter bem hidratados, isso ajuda a evitar que se formem feridas na pele já mais sensível pelos efeitos da idade. 

Para os familiares, Bráulio recomenda o isolamento social, mas se precisar sair, que "evite o contato com outras pessoas e superfícies onde há contato geral. Ao voltar para casa, é preciso tomar banho e higienizar mãos com água e sabão ou com álcool gel 70%”. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES