Corpus Christi é feriado religioso em Teresina

É um feriado religioso que deve ser respeitado pelo comércio e indústria

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Corpus Christi ? uma festa ao Corpo de Cristo. ? adotada na Igreja Cat?lica para comemorar a presen?a real de Jesus Cristo no sacramento da eucaristia, pela mudan?a da subst?ncia do p?o e do vinho na de seu corpo e de seu sangue. O catolicismo declara que a h?stia torna-se literalmente em Carne e Sangue do Senhor Jesus. ? um feriado religioso que deve ser respeitado pelo com?rcio e ind?stria.

As igrejas evang?licas de Teresina, atrav?s da Alian?a de Pastores, programa para a quinta-feira (22) uma manifesta??o no formato de marcha com Jesus, que deve reunir em torno de 20 mil pessoas, segundo informa o pastor auxiliar da Igreja Bereana, do Bairro Mocambinho, Jeiel Oliveira Santos.

A marcha come?a ?s 16 horas no Bal?o do Bairro S?o Cristov?o, percorre as avenidas Jo?o XXIII, Frei Serafim e Antonino Freire at? a Pra?a Pedro II, onde ocorre um culto em louvor a Jesus. Segundo o pastor Jeiel Oliveira Santos, tudo foi planejado para n?o interromper a prociss?o de Corpus Christi que a Igreja Cat?lica vai realizar no mesmo hor?rio.

O Sindicato dos Comerci?rios de Teresina divulgou que a programa??o do feriado segue o obedecido nos anos anteriores, quando fica suspenso o movimento em lojas do centro comercial, supermercados e shoppings, excluindo apenas os estabelecimentos que t?m acordos para abertura em domingos e feriados.

Em Teresina, o Corpus Christi ser? comemorado pela Igreja Cat?lica com missa na catedral de Nossa Senhora das Dores, na Pra?a Saraiva, a partir das 16 horas, seguindo-se a prociss?o conduzindo o s?mbolo da eucaristia percorrendo ruas do centro comercial at? atingir a Igreja de S?o Benedito, onde haver? uma ben??o. A informa??o ? do arcebispo de Teresina, Dom Celso Jos? ao confirmar que a programa??o deste ano ? a tradicional celebra??o de todos os anos.

A Festa de Corpus Christi foi institu?da pelo papa Urbano IV com a Bula Transiturus de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira ap?s a Festa da Sant?ssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. O papa Urbano IV foi o c?nego Tiago Pantale?o de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Li?ge na B?lgica, que recebeu o segredo das vis?es da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da eucaristia no Ano Lit?rgico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES