Cotas raciais, necessárias à diminuição do fosso social, Por José Osmando

Para reparar essa herança maldita que criou dois brasis diferentes e desiguais, é preciso revitalizar o programa de cotas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por José Osmando 

Tenho cada vez mais me convencido da necessidade de que o Brasil faça prosperar e avançar, com clareza e coragem, as suas políticas de compensação, de reparação social, para permitir que pobres e negros, especialmente estes, possam entrar pelas portas da universidade, fortalecendo a esperança de que deste modo seremos capazes de reduzir os inaceitáveis níveis de desigualdade reinantes no país.

Escancara-se, sempre e mais, a necessidade de que se tomem medidas que diminuam os impactos da desigualdade social no país. Os programas de cotas raciais, como forma de promover a igualdade de grupos isolados socialmente ou economicamente e analisar a legitimidade e a justiça desse tipo de ação, não podem sofrer entrave e paralisação, sob pena de aumentarmos ainda mais o fosso social. Além do histórico deplorável da nossa colonização, vê-se que em todas as crises econômicas por que o Brasil tem passado, quem mais sofre e quem mais se aproxima do fosso são os mais pobres, com prevalência sobre os negros.

CAMPANHAS CONTRÁRIAS

Apesar disso, as políticas de cotas, que permitiram até hoje o avanço desses mais desvalidos à universidade, sofrem uma descarada e raivosa campanha contrária entre governantes de passagem, um congresso nacional apartado da realidade e uma elite econômica que só olha para seu próprio umbigo, e cujo desejo permanente é ver crescerem suas riquezas materiais. As políticas de cotas sofrem ataques patrocinados justamente por aqueles que têm compromisso na manutenção desse quadro de brutal distanciamento social e econômico. Inventam-se os argumentos mais estapafúrdios para desautorizar e descredibilizar as cotas raciais.

CLASSE ENFERMA DE DESIGUALDADE 

O notável antropólogo, historiador e sociólogo Darcy Ribeiro, que considero o mais lúcido e autorizado intérprete do Brasil, afirmava, com conhecimento e coragem, que nosso país, o último a acabar com a escravidão, “tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso.”

No seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras, Darcy expressou o que já minunciosamente descrevera em suas obras memoráveis “O Povo Brasileiro” e “O Processo Civilizatório” - apenas para citar algumas das suas frequentes contribuições à compreensão do Brasil-, que “nosso país tem sido, ao longo dos séculos, um terrível moinho de gastar gentes, ainda que também prodigioso criatório. Nele se gastaram milhões de índios, milhões de africanos e milhões de europeus. Nascemos de seu desfazimento, refazimento e multiplicação pela mestiçagem. Foi desinianizando o índio, desafricanizando o negro, deseuropeizando o europeu e fundindo suas heranças culturais que nos fizemos.”

REVITALIZAR AS COTAS

Assim, para reparar essa herança maldita que criou dois brasis diferentes e desiguais, impondo apenas um segmento étnico na construção do pensamento nacional, é preciso revitalizar o programa de cotas. Criar um ambiente menos desigual no ensino público superior será o grande passo para oferecer igualdade e harmonia à Nação. Num país de gigantescas riquezas e potencialidades, colocar os milhões desiguais em níveis de civilização, contribuição e construção, deverá ser a grande tarefa deste momento histórico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES