Coveiro e filósofo Osmair Cândido vai lançar livro sobre suas vivências

No programa Notícias da Boa, apresentado pela jornalista Cinthia Lages, Osmair relata detalhes sobre a pandemia e sua paixão pela filosofia

Osmair | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No início de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o início da pandemia Covid-19. Ao mesmo tempo em que a ciência tentava compreender como o vírus atacava seres humanos e profissionais da saúde lidavam com inúmeros doentes nos hospitais, o coveiro e filósofo Osmair Cândido encontrava-se diante de uma fila de mortos para enterrar.

No programa Notícias da Boa, apresentado pela jornalista Cinthia Lages, Osmair conta como foi enfrentar a dolorosa experiência de cumprir seu trabalho sem os ritos fúnebres. No labor, era acompanhado apenas da exaustão e dos gritos de tristeza e desespero de familiares de vítimas da Covid-19, lamentos que ele ouvia dos portões fechados do Cemitério da Penha, na Zona Leste de São Paulo.

Coveiro há mais de três décadas, ele também revela que está prestes a publicar o livro "Memórias de um Coveiro", um conjunto de relatos sobre seu árduo trabalho e também sobre o eco do sofrimento ocasionado por um vírus que já tirou a vida de mais de 600 mil brasileiros. A obra é regada por conhecimentos sobre a filosofia, uma paixão gerada e alimentada pela sua incessante busca pelo saber.

Veja a entrevista completa!

Durante a entrevista, o filósofo e coveiro é questionado sobre o que viveu durante o período em que o Brasil atingia o mais elevado número de óbitos, que pressionou o sistema funerário de diversos estados. Ele aponta os momentos mais devastadores da sua profissão.

"Foi uma experiência marcante, dolorosa, muito difícil, dura. Chegamos a trabalhar na linha de 80 coveiros e sepultamos corpos por cerca de 16 horas, ininterruptamente. Foi um episódio marcante, triste e que sinceramente nunca vai sair de dentro de mim. A gente tinha que pegar as pessoas fora do cemitério, e o grito, o choro das pessoas chegavam antes dos corpos, eram carros e carros funerários lotados de corpos", conta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES