Covid-19: descumprir medidas pode configurar infrações gravíssimas

Esses locais, se persistirem em funcionamento, poderão ser denunciados, inclusive pela própria população.”, destacou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), Tatiana Chaves.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo do Estado divulgou nesta quinta-feira (19), todas as medidas que deverão ser adotadas após o decreto de calamidade pública no Piauí por conta do Coronavírus. As medidas tratam sobre a suspensão de todas as atividades em bares, restaurantes, cinemas, clubes, academias, atividades comerciais em shoppings centers, casas de espetáculo e entre outros. O descumprir dessas determinações podem configurar infrações gravíssimas

As medidas passarão a valer a partir da meia noite deste sábado (21). O não cumprimento das determinações configura infrações à Legislação Sanitária Federal, de acordo com a Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977 e o Código de Saúde do Estado do Piauí - Lei Nº 6174/2012. . “Esses locais, se persistirem em funcionamento, poderão ser denunciados, inclusive pela própria população.”, destacou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), Tatiana Chaves.

LEIA MAIS: COVID-19: decreto do Governo do PI suspende atividades e limita fluxo

As ações para a verificação do cumprimento das recomendações determinadas no Decreto serão realizadas em conjunto entre a Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as Polícias Civil e Militar do Piauí.

Ascom

Uma equipe da Vigilância Sanitária do Estado estará disponível para receber as denuncias a partir da próxima segunda-feira (23), no horário das 07h30 às 18h. As denuncias poderão ser realizadas por meio dos telefones (86) 3216 3662.

Segundo as legislações citadas, “transgredir outras normas legais e regulamentares destinadas à proteção da saúde, configura pena - advertência, apreensão, inutilização e/ou interdição do produto; suspensão de venda e/ou fabricação do produto, cancelamento do registro do produto; interdição parcial ou total do estabelecimento, cancelamento de autorização para funcionamento da empresa, cancelamento do alvará de licenciamento do estabelecimento, proibição de propaganda”. “Além disso, o infrator poderá sofrer multas, que vão de uma penalidade leve a uma penalidade gravíssima, nos valores de R$ 1.500 a R$ 200 mil”, explicou Tatiana Chaves.

Diante de todas as penalidades acima, vale ressaltar que o descumprindo do decreto pelos os responsáveis legais dos estabelecimentos estarão sujeitos ainda a pena de prisão, conforme determina o Código Penal Brasileiro.

Com informações da Sesapi

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES