Covid-19 e os possíveis riscos com a gravidez

Especialista em pré-natal de risco esclarece as principais dúvidas das gestantes

período gestacional provoca mudanças no sistema imunológico | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em março de 2020 a OMS declarou que a Covid-19 configurava-se em uma pandemia. Doença de amplo espectro clínico, variando de quadros oligo ou assintomáticos a graves e fatais. Os sintomáticos se caracterizam principalmente pelo aparecimento de fadiga, febre ( t>37,8°c ), tosse seca, dispnéia e mialgia.

Há também outros sinais menos comuns como a diminuição ou perda de olfato e paladar, anorexia, cefaléia, diarréia, dor abdominal, dor torácica, entre outros. Segundo o obstetra Dr Kleber Cassius o impacto que a covid-19 causa na gestação ainda requer estudos e dados, porém até o que hoje se sabe, não há evidências de que as gestantes corram mais riscos de desenvolverem a doença mais grave do que a população geral.

Não resta dúvida que o período gestacional provoca mudanças no corpo e no sistema imunológico da gestante e tais mudanças podem afetar severamente as gestantes em determinadas infecções respiratórias.

A grande indagação de toda gestante é se a Covid-19 pode ser transmitida para o feto ou para o recém-nascido?

A literatura científica ainda é muito limitada para nos dar respostas definitivas da infecção na gestação. Dois artigos publicados mostram que o comportamento da doença em gestantes não difere do comportamento na população geral.

Reprodução internet

Quando a gestante é infectada no 3º trimestre o risco de prematuridade aumenta em 50%, principalmente após a 34ª semana. Embora acredite-se que a transmissão vertical não ocorra, há relato de dois casos que ainda requerem revisão, de recém-nascidos testados positivos para covid-19 de mães também cometidas.

Dos casos relatados até agora, a grande maioria teve a cesariana como via de parto, por não se saber o risco de transmissão no canal de parto e pelas condições clínicas das gestantes no momento do parto.

Quanto à amamentação, não se contraindica por ter sido encontrado até o momento, porém as mamães devem usar máscara e lavar as mãos antes e após tocar o bebê. Em resumo, a pouca informação vírus no leite materno científica da qual dispomos no momento e por ser a gestação período de inúmeras alterações na gestante, sugere-se que a gestante seja tratada como grupo de risco e tome todas as medidas conhecidas que diminuam o risco de infecção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES