Covid-19: França autoriza uso de anestésico de cavalos em casos graves

A autorização para a utilização de dois medicamentos à base de propofol foi publicada no Diário Oficial de sexta-feira

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para contornar a falta de remédios provocada pela epidemia de coronavírus, a França autorizou o uso de um anestésico de cavalos em doentes graves, internados em UTIs. A autorização para a utilização de dois medicamentos à base de propofol foi publicada no Diário Oficial de sexta-feira (3).

A Agência Nacional de Segurança de Medicamentos (ANSM) disse que a medida é necessária porque a demanda mundial por anestésicos explodiu com a pandemia de coronavírus e os estoques do país estão muito baixos.

A decisão é enquadrada pelo Estado de Emergência Sanitária, baixado na França para lutar contra o surto da doença. "Esta é apenas uma peça suplementar que irá contribuir para atender o número importante de pacientes em reanimação", explicou a ANSM.

A entidade já fez o levantamento em todo o território francês dos estoques disponíveis do propofol produzido para humanos, e indica que o anestésico veterinário será utilizado apenas em "complemento". A agência francesa também se mobiliza para aumentar as importações de remédios necessários nas UTIs, mas a concorrência é grande.

O consumo de alguns anestésicos usados para sedar pacientes em reanimação, como o curare, o propofol ou o midazolam aumentou 2.000% na França. A mesma proporção foi verificada no resto do mundo, em um espaço muito curto de tempo, e o mercado internacional não consegue atender toda a demanda.

Sem riscos

O propofol serve para sedar profundamente os pacientes entubados e ligados a aparelhos para que eles possam suportar a respiração artificial. Os dois anestésicos veterinários que poderão ser utilizados nessa crise contêm a mesma substância ativa e a mesma dosagem que os remédios fabricados para humanos. As milhares de ampolas disponíveis estão bem condicionadas e a qualidade delas foi testada, garante a ANSM.

Os produtos são injetáveis e possuem a autorização de comercialização emitida pelas autoridades veterinárias competentes. Eles vão permitir o tratamento de centenas de pacientes, que passam em média, 14 dias internados nas UTIs.

Médicos ouvidos pela imprensa francesa garantem que os anestésicos veterinários não trazem nenhum risco suplementar para a saúde dos doentes. “Eles têm o mesmo efeito. Estamos vivendo um período excepcional e todos os meios são bons para salvar vidas”, disse à radio France Info um especialista.

Confinada desde 17 de março para tentar frear a propagação do coronavírus, a França registrou neste sábado (4) em seus hospitais 441 novas mortes, um balanço inferior ao de sexta-feira. Contabilizando também o número de óbitos nas casas de repouso, o coronavirus matou até agora 7.560 pessoas no país. Mais de 6.800 pacientes estão internados em estado grave nas UTIs. As autoridades sanitárias continuam neste domingo (5) a transferir doentes dos hospitais saturados da região parisiense para outras regiões onde a situação é menos preocupante

Reuters



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES