Governo determina bloqueio dos limites do Estado e fechamento de bares

Decreto determina o bloqueio dos limites de Estado, evitando a entrada de pessoas vindas de outras regiões do país.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), por meio do Governador do Piauí, Wellington Dias, emitiu no início da tarde desta quinta-feira (19), após reunião com o Prefeito de Teresina, Firmino Filho, no Palácio do Karnak, o decreto do estado de calamidade no Piauí com medidas emergenciais em prevenção ao novo coronavírus no Estado. A nova etapa traz uma série de suspensões e determinações para a redução da propagação do Covid-19. O Comitê de Operações de Emergência fez a reunião para estudar essas novas medidas de combate ao vírus

Entre as normas, está a determinação da suspensão de todas as atividades em cinemas, clubes, academias, boates, teatros, casas de espetáculo e entre outros. Dentre estas e outras determinações, também consta o bloqueio dos limites de Estado, evitando a entrada de pessoas vindas de outras regiões do país. "É muito grave a situação. E o nosso objetivo é evitar com que cheguemos em situações que outros Estados ou países já chegaram. A forma melhor para isso é a prevenção", diz Wellington Dias, em coletiva sobre as medidas tomadas.

Ascom

Veja mais suspensões determinadas no decreto emergencial:

1. Atividades de saúde bucal/odontológica, públicas e privadas, excetos aquelas relacionadas ao atendimento de urgências emergências;

2. Determina a suspensão de atividades comerciais inclusive, Shoppings Centers, a partir das 17 horas;

3. Determina que  bares e restaurantes, no horário não sujeito a suspensão, deverão observar a organização de mesas, a distância mínima de dois metros entre as pessoas;

4. Determinar a intensificação nas fiscalizações de trânsito;

5. Eventos esportivos.

O governador disse ainda na coletiva sobre a importância de andar em conjunto com a imprensa, na disseminação da informação e de não criar pânico. "Vamos trabalhar junto com vocês, dos meios de comunicação; e quero agradecer pela forma correta que estão agindo, e vamos precisar muito mais daqui da frente. De um lado, não criar o pânico, mas de outro, fazer com que as pessoas entendam a gravidade do momento e cada um fazer a sua parte", reitera.

Reprodução

Assista:

O prefeito Firmino Filho também se pronunciou durante a coletiva, falando de assuntos do âmbito municipal, mas dando ênfase ao tema recursos básicos e economia. Segundo  Firmino, o pior cenário nesse momento é ter uma crise sanitária junto com uma crise econômica, com a paralisação completa ou parcial do sistema econômico. 

“Se os municípios tiverem queda de fundo de participação de 20 a 40% durante, por exemplo, três meses, os municípios irão quebrar. Se os Estados tiverem queda de arrecadação de fundo de participação de 20 a 40%, em quatro meses seguidos, nós vamos ter Estados quebrados. Não apenas no Piauí, mas em todo o Brasil. E é exatamente por isso que nós, não apenas olhamos para Brasília, mas nós estamos demandando do Planalto Central, medidas que as autoridades econômicas precisam tomar, para garantir a liquidez e o funcionamento da economia. A economia não pode paralisar”, disse Firmino.

 

Para o prefeito, hoje foi um dia de avanços com a consolidação de novas medidas para a redução da propagação do coronavírus no Piauí e evitar uma sobrecarga na rede de saúde. “Vamos nos prevenir para que o nosso sistema de saúde possa resistir a essa grave crise. Essa é segunda rodada de medidas, duras, mas necessárias”, destacou. “Precisamos estar preparados para atender aqueles que serão contaminados e vão precisar dessa rede de saúde”, disse.

Unidades Básicas de Saúde

Em Teresina, a partir de segunda-feira (23) serão 10 Unidades Básicas de Saúde funcionando em período noturno e aos sábados, especialmente naquelas áreas mais distantes dos hospitais, além das Unidades que já funcionam normalmente.

“Assim, teremos 101 portas abertas para demandas espontâneas. E no sábado 20 portas abertas para atender a população, sendo 10 Ubs e 10 hospitais municipais de Teresina. Estamos qualificando as equipes para este atendimento. A população precisa cuidar da prevenção e acionar o sistema de saúde apenas quando necessário e cabe ao poder público garantir a assistência. Temos mais de 11 mil trabalhadores de saúde em Teresina e não temos dúvidas que eles serão guerreiros para sairmos dessa fase difícil, preservando a vida de quem faz a cidade de Teresina”, ressaltou o prefeito.

Coronavírus no Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) divulgou no meio da manhã desta quinta-feira (18/03), um novo boletim sobre os casos relacionados ao novo coronavírus no Estado. Segundo os números, subiu para 63 os casos suspeitos no Piauí, sendo 25 descartados e 88 notificados. Nenhum caso foi confirmado.

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí anunciou que o Laboratório Central do Piauí (Lacen) passará a realizar a segunda testagem do novo coronavírus (Covid-19) a partir de hoje (19). O Lacen, atualmente, já é o único de saúde pública do estado responsável pelo diagnóstico do Painel Respiratório (Influenza-A, Influenza-B, Metapneumo, Sincincial Respiratório, Parainfluenza 1,2 e 3 e Adenovírus).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES