Covid-19: Jericoacoara fere normas e lota hotéis no feriado prolongado

Sob sol forte, muitas pessoas passeavam pela Vila e no mar sem o uso da máscara de proteção. Já em Fortaleza a movimentação é considerada tranquila.

Jericoacoara fere normas e lota hotéis no feriado prolongado | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A praia de Jericoacoara, no Litoral Oeste do Ceará, tem feriado prolongado com 100% da rede hoteleira ocupada. Vários frequentadores, contudo, puderam ser vistos desrespeitando as medidas de proteção contra o novo coronavírus. O decreto municipal publicado no dia 1º de agosto estabeleceu a retomada gradual das atividades na Vila de Jericoacoara. O documento autoriza reservas em hotéis, pousadas e meios de hospedagem, desde que os protocolos sanitários sejam seguidos.

Ainda no decreto registra-se que restaurantes e barracas de praia e lagoa poderiam funcionar com horário reduzido e público limitado a 50% da capacidade local. No entanto, a segundo a própria prefeitura municipal de Jijoca de Jericoacoara, a taxa de ocupação está em 100% de sua capacidade.

A vila possui 7.500 leitos entre hotéis e pousadas e todos estão lotados. Para evitar aglomerações, os restaurantes colocaram as mesas com distanciamento social. Nas pousadas e hotéis, o álcool em gel é visto na maioria delas.

Turistas sem máscaras de proteção durante visita a praia de Jericoacoara. — Foto: Mateus Ferreira/Sistema Verdes Mares 

O gerente comercial do grupo La Villa, Júlio César Borges, não esconde o entusiasmo em ver grande movimentação na Vila de Jericoacoara, mas lamenta que boa parte dos turistas não respeita as determinações de segurança.

“A procura está imensa e a gente até foi surpreendido com essa demanda altíssima para os finais de semana e feriados e hoje realmente estamos trabalhando aí com 100% total e para os próximos feriados também a demanda é muita alta. Inclusive para fora os feriados. O turismo voltou com força total”, diz satisfeito.

Sobre o não uso das máscaras por parte da maioria dos turistas, Júlio César, afirma que os empresários dos estabelecimentos orientam os turistas, mas está difícil convencê-los em utilizar a máscara de proteção.

Movimentação intensa na Vila de Jericoacoara. — Foto: Mateus Ferreira/Sistema Verdes Mares 

“Existe uma certa dificuldade para que eles realmente cumpram as regras, que é o distanciamento e o uso de máscaras. As pousadas e os estabelecimentos estão orientando e estamos seguindo todos os protocolos, porém a gente tem ainda uma certa resistência pelo próprio turista de cumprir essas regras”, lamenta.

Fortaleza com praia tranquila

Já em Fortaleza, o primeiro feriadão após retomada da economia teve uma movimentação tranquila e sem aglomeração na Praia do Futuro. No entanto, na areia, fora das barracas, a reportagem do G1 observou que poucos frequentadores usavam máscaras. Muitos aproveitaram o sol para caminhar, praticar esportes ou mesmo pegar um bronze.

Essa tranquilidade na capital cearense tem uma explicação, segundo a Associação dos Meios de Hospedagem e Turismo (AMHT) de Fortaleza. O feriado prolongado de 7 de setembro não animou proprietários de pequenos hotéis e pousadas. De acordo com a presidente da entidade, Vera Lúcia da Silva, a taxa de ocupação na capital está entre 35% a 40%.

"A data não foi suficiente para impulsionar de forma expressiva a ocupação nos hotéis e pousadas de Fortaleza. Quando consideramos os estabelecimentos representados pela AMHT na Capital, a média da ocupação cai para cerca de 35% a 40% para o feriado de 7 de setembro", disse.

Barracas na Praia do Futuro em Fortaleza. — Foto: Aline Oliveira/Sistema Verdes Mares 

De acordo com Régis Medeiros, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), os empreendimentos afiliados em Fortaleza ainda apresentam ocupação em torno de 15% a 20%. "Nossa ocupação está melhorando com o passar dos meses, mas ainda é baixa. Não temos grupos, não temos voos, então o feriado será um pouco indiferente. Já os hotéis de praia estão com uma ocupação maior, de 70%, porque a própria população do Ceará está buscando as praias para passar o feriado", reforça o presidente da ABIH-CE.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES