Covid-19: MP-PI cobra municípios para apresentação de passaporte da vacina

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, municípios do Piauí devem passar a cobrar o passaporte da vacina para acesso a estabelecimentos públicos e privados.

Ministério Público do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, municípios do Piauí devem passar a cobrar o passaporte da vacina para acesso a estabelecimentos públicos e privados. Pelo menos por força de determinação do Ministério Público do Piauí. 

Na segunda-feira (17), a Promotoria de Justiça Regional de Bom Jesus expediu recomendação ao prefeito do município e ao secretário municipal de Saúde para seja estabelecida a obrigatoriedade da apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19 no ingresso de pessoas em estabelecimentos públicos municipais e em estabelecimentos privados. 

O promotor de Justiça Márcio Giorgi Carcará Rocha orienta que sejam implementadas medidas indiretas, com definição de incentivos e limitações, para ampliação da cobertura vacinal nas faixas etárias já atingidas pelo plano de imunização.

Minisitério Público do Piauí | FOTO: Divulgação

O representante do Ministério Público sugere, entre outras opções, a expedição de decreto ou lei municipal, no prazo de 30 dias, para que o ingresso e a permanência de cidadãos acima de 12 anos em todos os estabelecimentos, públicos e privados, comerciais ou não (lojas, restaurantes, bares, academias, supermercados, mercearias, clubes, salões de beleza, igrejas, escolas, unidades hospitalares, entre outros), ocorra somente com a comprovação da imunização. 

Para adentrar ao estabelecimento, o munícipe deve apresentar de certificado físico ou digital em que conste pelo menos a primeira dose das vacinas contra a Covid-19 aprovadas pela Anvisa, salvo em situações médicas comprovadamente justificadas.

Sanções aos servidores que se recusarem a tomar a vacina

O promotor de Justiça indica também que sejam regulamentadas medidas administrativas e sanções para servidores e empregados públicos que não tenham se vacinado e que seja restringido o exercício de certas atividades, além da frequência a determinados lugares, às pessoas que se recusem injustificadamente à vacinação.

Foi fixado o prazo de 10 dias para que o prefeito e o secretário municipal de Saúde manifestem-se sobre o acatamento e as medidas tomadas para atendimento do pleito. 

Apresentação de comprovante na volta às aulas

No último dia 13 de janeiro, a Promotoria de Justiça de Elesbão Veloso, instaurou procedimento administrativo para acompanhar o plano de imunização de crianças contra a Covid-19 e a volta às aulas presencias mediante a apresentação de passaporte de vacina nos municípios de Elesbão Veloso, Francinópolis, Várzea Grande, Tanque do Piauí e Barra d’Alcântara.

No documento, assinado pelo promotor de Justiça José William Pereira Luz,  o MPPI considera a vacinação de crianças obrigatória conforme disposto no art. 14, § 1º do Estatuto da Criança e Adolescente e que o descumprimento desta obrigação por pais e responsáveis pode acarretar responsabilização cível e criminal (incluindo tipificação do art. 249, ECA).  

O promotor levou em consideração a aprovação do retorno presencial obrigatório de aulas para as redes pública e privada de ensino no Piauí mediante exigência de passaporte da vacina contra a Covid-19 para todos os alunos.

Através do procedimento, ficou determinada a realização de uma audiência pública para tratar dos temas desse procedimento, envolvendo representantes das Secretarias de Saúde e Educação e Conselheiros Tutelares dos  cinco municípios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES