Covid-19: Nova mutação mais transmissível acende alerta no mundo

A AY.4.2, conhecida como Delta plus, representa cerca de 6% dos casos de Covid-19 na região do Reino Unido

Há uma preocupação com o seu poder de transmissibilidade da Delta Plus | Getty images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não é hora de relaxar. Autoridades de saúde britânicas afirmam que estão monitorando “muito de perto” uma sublinhagem da variante Delta. A AY.4.2, conhecida como Delta plus, representa cerca de 6% dos casos de Covid-19 na região. A informação é da Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido. Ela foi detectada também em países como Israel, Estados Unidos e Dinamarca.

Segundo o diretor do Instituto de Genética da University College of London, no Reino Unido, foi baseado na observação do comportamento da AY.4.2, que Francois Balloux, estima que ela pode ser cerca de 10% mais transmissível do que a Delta.

a nova variante Delta Plus está em análise pelos cientistas - Gety Images

Maior transmissibilidade

Além do poder de maior transmissibilidade, outra preocupação maior é se a Delta plus consegue escapar dos anticorpos produzidos pelas vacinas.

Mesmo assim, especialistas consideram que não é possível associar ainda a Delta plus ao aumento da contaminação e apontam o fim das medidas restritivas e a cobertura vacinal estagnada como alguns fatores que propiciam o avanço do vírus. O geneticista e diretor do Laboratório Genetika, em Curitiba, Salmo Raskin, explica que, apesar de os imunizantes terem sido criados para combater a variante original do SARS-CoV-2, eles têm se mostrado eficazes contra todas as outras cepas. Mas estudos ainda são necessários para saber como funciona na prática com a AY.4.2.

"Por ser uma sublinhagem da Delta, espera-se que a vacina continue eficaz. No entanto, a Delta já é a variante que mais consegue escapar dos anticorpos, o que pode diminuir a eficácia da vacina, então não deixa de ser uma preocupação ",  afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES