Covid-19: Piauienses criam adaptação de ventilador mecânico

O aparelho ainda está em fase de teste

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O engenheiro eletricista e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Caio Damasceno, criou uma adaptação de ventiladores mecânicos economicamente acéssivel, para assistência simultânea de múltiplos pacientes infectados com Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O aparelho ainda está em fase de teste. O projeto totalmente voluntário iniciou somente com duas pessoas e atualmente conta com uma rede de participantes.

“Nós temos um sistema que vai transformar ventiladores mecânicos que podem servir até quatro pacientes a baixíssimo custo. A gente estima que com R$ 2 mil seria o suficiente para adaptar esses respiradores e estamos em fase de teste, mas estamos extremamente confiantes, pois conseguimos bons indicadores com esses testes”, destacou o pesquisador em entrevista na noite desse domingo (29), ao "Plantão Coronavírus", da Rede Meio Norte.

O idealizador do projeto afirmou ainda que todos os protocolos estão sendo testados para eliminar os riscos e garantir a segurança dos pacientes que utilizarem o respirador. “A primeira etapa é técnico-experimental, colocando o respirador funcionando por até 24 horas para ter certeza que o sistema funciona e a partir disso nós submetemos a Plataforma Brasil, que é o comitê de ética nacional pedindo a liberação para fazer os testes em humanos”, acrescentou.

O objetivo do grupo é disponibilizar o respirador para todo o Brasil, junto com tutoriais, códigos e qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento em processos eletrônicos vai ser capaz de manusear o equipamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES