Covid-19: plano de ação prevê utilização de créditos extraordinários

O plano vai detalhar quais são as ações, de onde vêm os recursos e quais são as fontes.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Superintendência de Planejamento Estratégico e Territorial da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) manteve contato com as Secretarias de Estado da Saúde (Sesapi), de Assistência Social (Sasc), de Agricultura Familiar (SAF), de Segurança Pública (SSP-PI), com a Polícia Militar (PM-PI) e a Defesa Civil para a elaboração do Plano de Ação para o Enfrentamento à Covid-19, que prevê a utilização de créditos extraordinários para o combate à doença, detalhando quais são as ações, de onde vêm os recursos e quais são as fontes.

“Em parceria com a Superintendência de Orçamento e Operações de Crédito, nós estamos elaborando um plano de ação com a setoriais envolvidas no enfrentamento à Covid-19 para que possamos ter a clareza de como serão realizados os investimentos e as ações previstas para este enfrentamento”, relatou Rejane Tavares, superintendente de Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan.

Ascom

A equipe de Desenvolvimento Territorial da Seplan realizou reuniões, por videoconferência, com todos os agentes dos territórios para acompanhar o que está sendo desenvolvido em âmbito local. “Os agentes territoriais levantaram como está a situação de cada um dos territórios, de que forma as prefeituras estão enfrentando essa crise e, também, foi orientado para que todos os agentes apoiassem a formação de comitês territoriais para o acompanhamento de tudo o que está sendo programado e executado para o combate à Covid-19”, disse Rejane Tavares.

Durante a semana houve, também,  um contato mais próximo com os membros do Conselho Territorial da Serra da Capivara. “Fizemos reuniões remotas com os membros do conselho, membros das universidades e institutos de pesquisas dos territórios, além dos prefeitos, para a elaboração de um protocolo de enfrentamento ao coronavírus, dentro do território, que prevê a participação do Estado, dos municípios e da sociedade civil”, explicou a superintendente.

Distribuição de alimentos para as famílias vulneráveis

A Seplan, em parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar, apoia a execução de um programa de aquisição e distribuição de alimentos para as famílias em situação de vulnerabilidade nos territórios.

O processo de distribuição será coordenado pela SAF e a proposta é que seja uma aquisição de alimentos dos agricultores familiares que produzem nos territórios e essa distribuição seja para as famílias vulneráveis dos próprios territórios, para que os alimentos não sejam deslocados para outras áreas.

“Tudo será adquirido e distribuído dentro dos territórios. Isso vai ocorrer a partir do credenciamento de instituições parceiras, ONGs que trabalham nesses locais, sindicatos de trabalhadores rurais, associações de produtores rurais e com o apoio das prefeituras”, finalizou Rejane.

 Com informações do Portal do Governo do Piauí 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES