Covid-19: quarta dose em idosos aumenta em 71% eficácia contra mortes

No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para todos os adultos acima de 40 anos

Quarta dose aumenta proteção em idosos evitando a morte em 71% | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma quarta dose da vacina contra a Covid-19 para idosos acima de 80 anos pode elevar a proteção contra mortes. Isso em 71%, segundo mostra um novo estudo publicado na revista científica The Lancet Regional Health. O estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Umeå, na Suécia.

Leia Mais

Os responsáveis pelo estudo avaliaram dados de 394.104 idosos da faixa etária, metade tendo recebido apenas o primeiro reforço. A outra metade teria completado quatro doses das vacinas. E assim se chegou a um resultado.

Segundo estudo quarta dose em idosos aumenta em 71% eficácia - AFP

Proteção

Segundo constatação, a maior proteção constatada no segundo grupo apresentou uma queda após os dois primeiros meses, mas permaneceu alta: 54% superior à conferida pelas três doses

A eficácia foi observada até pelo menos 143 dias da aplicação, ou seja, quase cinco meses. No país, foram utilizados imunizantes com a tecnologia de RNA mensageiro (RNAm), desenvolvidos pela Pfizer/BioNTech e pela Moderna.

No público geral acima de 80 anos, os pesquisadores destacaram ainda que um intervalo de mais de quatro meses entre a terceira e a quarta dose conferiu uma mudança maior na eficácia, de 79%. No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para todos os adultos acima de 40 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES