Covid-19: Respirador desenvolvido no Piauí espera registro da Anvisa

O projeto tem o apoio da Fapepi e da Vigilância Sanitária estadual.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias realizou, nessa terça-feira (16), uma reunião técnica, por meio de videoconferência, com o professor e pesquisador da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildário Lima, que está à frente do projeto de fabricação dos respiradores piauienses a baixo custo e que serão extremamente necessários para ajudar a equipar as unidades hospitalares do estado.

De acordo com Wellington, esse será o primeiro respirador nordestino com todos os equipamentos e insumos fabricados no Brasil e que atende aos conceitos avançados para o tratamento da Covid 19. Dias não esconde a ansiedade em ver logo os respiradores sendo fabricados e prontos para uso e tem apoiado de perto cada etapa do projeto.

Divulgação

“Agora, os respiradores aguardam a parte de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O projeto tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e da Vigilância Sanitária estadual. Esperamos poder contar o mais breve possível com esses equipamentos”, disse o governador.

A criação dos respiradores faz parte do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), que também inclui o Hospital de Campanha Estadual, localizado no Ginásio Verdão, coordenado pelo professor doutor Joel Coelho Rodrigues, docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPI.

Divulgação

Estima-se que uma das principais diferenças entre o Air Tron e os demais respiradores disponíveis no mercado seja o preço. Enquanto um respirador industrial custa em média R$ 50 mil, o Air Tron custará menos de R$ 10 mil.

Com informações do Portal do Governo do Piauí 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES