Covid-19 se espalha pela África e liga alerta em autoridades

A maioria dos doentes na África são estrangeiros ou pessoas que retornaram do exterior.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de a África estar sentindo os impactos do novo coronavírus com menos velocidade que Ásia e Europa, o continente já começa a ter um impactante número de pessoas com Covid-19. Segundo a agência de notícias Reuters, há mais de 830 casos, registrados em 42 das 54 nações africanas. Entre as autoridades locais, já há uma grande preocupação com a habilidade em lidar com um surto sem a quantidade de instalações médicas necessárias.

A maioria dos doentes na África são estrangeiros ou pessoas que retornaram do exterior. Em Angola, os dois primeiros positivos vêm de cidadãos angolanos que voltaram de Portugal em 17 e 19 de março, afirmou a ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, em uma entrevista coletiva no último sábado (21).

Foto: Sumaya Hisham / REUTERS 

A Nigéria, nação mais populosa do continente, teve, no último sábado, 10 novos casos, incluindo os primeiros três na capital Abuja, chegando a 22. O país, inclusive, fechou seus aeroportos para voos internacionais por um mês. A primeira notificação local aconteceu há três semanas e, segundo autoridades de saúde, o paciente, que esteve na Itália, já pode ter alta hospitalar.

A África do Sul confirmou 38 novas infecções, levando o total a 240, tornando-se o país subsaariano com mais casos. O Zimbábue relatou sua primeira infecção na última sexta-feira e a segunda no sábado, enquanto as Ilhas Maurício, com 14, registraram a primeira morte, a de uma pessoa que havia viajado para a Bélgica.

Foto: MICHELE SPATARI / AFP 

Muitos países já fecharam suas fronteiras, escolas e universidades e proibiram grandes aglomerações de público para limitar a disseminação do vírus, que já infectou mais de 300 mil pessoas no mundo e causou cerca de 13 mil mortes, segundo contagem da "BBC".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES