Seu Abrahão “do Suco” havia tomado 2ª dose de vacina; médico explica

Abrahão da Silva Gama, mais conhecido como Seu Abraão, morreu em sua residência nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (19), aos 91 anos.

tyi | tyi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O tradicional comerciante Abrahão da Silva Gama, mais conhecido como ‘Seu Abrahão do Suco', faleceu aos 91 anos nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (19), em sua residência, no Centro de Teresina, onde também é localizado seu famoso estabelecimento, entre as ruas Rui Barbosa e Manoel Domingues.

A causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente, mas segundo informações colhidas pelo Meionorte.com, a suspeita é de que tenha sido por complicações causadas pela covid-19. Abrahão da Silva se afastou das atividades nos últimos dias devido aos sintomas, como a falta de ar que o comerciante sentia. Além disso, Seu Abrahão ‘do Suco’ havia tomado a segunda dose da vacina contra a Covid-19 na terça-feira (08), quando nos dias seguintes, começaram a surgir os indícios da infecção. 

Seu Abrahão já foi homenageado pelo Jornal Meio Norte (Foto: Arquivo/ Jornal Meio Norte)

Em entrevista ao Meionorte.com, o médico infectologista Kelson Veras explica que a proteção contra as formas graves do vírus não atinge seu nível máximo com menos de 14 dias após a vacinação ser completada. Em casos de infecção em um  tempo inferior a esse período, após a última dose, o paciente não desenvolveu a resposta vacinal ideal para a imunização. 

“É muito importante para quem está se vacinando agora entenda que a vacina precisa de duas para promover um máximo de eficácia em termos de proteção contra a Covid-19. E mesmo tomada a segunda dose, nosso organismo precisa de alguns dias para produzir anticorpos e células de defesa que vão nos proteger contra a Covid-19. Então só podemos considerar uma proteção razoavelmente eficaz e idealmente, três a quatro semanas depois”, conclui. 

Nas redes sociais, a tristeza é unânime. Muitos teresinenses lamentaram o falecimento do empreendedor. O tradicional suco gelado era vendido há mais de 60 anos e faz muito sucesso. Todos os dias são vendidos 600 litros de suco, sendo 200 litros só de cajá, um dos preferidos entre os clientes. É com a venda dos sucos que o empresário ajudava diversas pessoas e seus funcionários.  

O Governador do Piauí, Wellington Dias, lamentou em seu perfil no Instagram a morte do comerciante. Para ele, a sua história de vida se mistura à história do Centro de Teresina. “Recebi a notícia do falecimento do nosso estimado Seu Abrahão. Quem nunca fez uma parada pra tomar um suco com salgado em sua lanchonete? A sua história de vida se mistura a história do Centro de Teresina. Um exemplo de empreendedorismo e tradição do Piauí. Que falta a sua presença física vai fazer, Seu Abrahão! Mas saiba que o seu legado nunca será esquecido no coração dos piauienses”, escreveu. 

Em nota, a Prefeitura de Teresina também manifestou seu pesar. “Durante muitos anos Seu Abrahão enriqueceu a gastronomia teresinense com o sabor inigualável com os sucos que produziu, imortalizando o famoso ‘Suco do Abrahão’. Sua imagem ficará na história como um empreendedor persistente e pioneiro em seu segmento”, diz a nota. 

O Secretário de Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, também usou suas redes sociais para deixar seus sentimentos aos familiares e destacar a importância da história de 'Seu Abrahão'. “Ele sempre será um desses símbolos cuja trajetória se mistura com a própria história de Teresina. Em uma das diversas entrevistas que deu sobre seu negócio, revelou que todo o sucesso vinha da fé e do amor com que fazia seus sucos. Meus sentimentos aos familiares e a todos aqueles que passaram pela sua lanchonete e puderam sentir o doce sabor do seu suco, e o carinho de seu atendimento”, disse. 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES