Covid-19: Teresina pode ter 2 usinas de oxigênio nos próximos 15 dias

O presidente da FMS destacou que a fila de espera atualmente em Teresina por um leito de UTI ultrapassou a marca de 200 pacientes.

ryu | frtu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, revelou em entrevista exclusiva à Rede Meio Norte nesta terça-feira (30), que a cidade de Teresina poderá ter duas usinas de oxigênios para atender a alta demanda de pacientes com Covid-19 na capital, visto que todos os estados e municípios do país estão com dificuldades na aquisição do insumo. O investimento será de cerca de R$ 4 milhões.

De acordo com Gilberto Albuquerque, a empresa que irá instalar as usinas em Teresina é a mesma que montou o sistema em Manaus, no Amazonas, a Saúde e Vida. As usinas de oxigênio já eram algo que estava sendo estudado no mercado pela gestão atual. 

“Essa usina de oxigênio é um conjunto de máquinas capazes de produzir aquilo que mais falta hoje no Brasil, que é o oxigênio, para que esses pacientes com Covid-19 possam ter um conforto maior. Está havendo uma dificuldade em todos os estados do Brasil, na oferta de oxigênio. Insistentemente o prefeito tem feito essa pesquisa no mercado e agora nós conseguimos uma empresa capaz de fabricar e nos entregar num prazo recorde de uma a duas usinas nesses próximos 10 ou 15 dias”, explicou. 

Usinas de oxigênio que foram instaladas em Manaus, no Amazonas (Foto: Djalma Junior)

Em entrevista à repórter Solange Sousa, o presidente da FMS destacou que a fila de espera atualmente em Teresina por um leito de UTI ultrapassou a marca de 200 pacientes. Para ele, esse abastecimento local irá ajudar bastante na logística de distribuição em Teresina. A reunião com a empresa aconteceu na manhã de hoje na residência de Dr. Pessoa. Se tudo transcorrer como o esperado, as usinas serão instaladas nos próximos 15 dias. 

“Nós estamos aqui conversando com o prefeito, estamos fazendo o trâmite dos processos para que possamos agilizar isso aí. Nós devemos ter duas usinas de oxigênio instaladas em Teresina, se tudo transcorrer bem, nos próximos 15 dias. Essa empresa é a mesma que montou o sistema de Manaus. Nós ainda temos dificuldade na logística de transportar esses equipamentos até aqui. Com certeza temos mais de 200 pacientes com Covid-19 hoje na fila de espera. Isso vai ajudar e garantir que esses pacientes tenham a oferta que eles precisarem”, completa. 

O próximo passo é avaliar as especificações técnicas como o tipo e tamanho mais adequados para os hospitais de Teresina, revela Gilberto Albuquerque. A empresa deve produzir 100 cilindros por dia de 13 metro cúbicos. “É mais um dos muitos esforços que estamos fazendo no sentido de equipar a nossa rede de saúde para o enfrentamento à pandemia em Teresina. Serão novas usinas que vão nos dar um maior suporte. Já estamos em diálogo avançado no processo de aquisição de vacinas e avançando no calendário de imunização”, disse o prefeito Dr. Pessoa.

Doutor  Pessoa, Gilberto Albuquerque e representantes da empresa Saúde e Vida (Foto: Semcom)

 Com informações da repórter Solange Sousa



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES