Covid-19: Teresina registra 9º óbito e total de mortes vai a 21 no PI

O último domingo (26) registrou o pior índice de isolamento social para este dia, desde que teve início o monitoramento em Teresina

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito Firmino Filho (PSDB),  anunciou na manhã desta segunda-feira (27),  por meio do Twitter,  um novo óbito por coronavírus em Teresina. Trata-se de um idoso de 95 anos, hipertenso, residente na zona norte de Tersina e que estava internado no Hospital Universitário da UFPI. Com o novo caso, a capital piauiense soma 9 mortes por covid-19 e o número total de óbitos chega a 21 em todo Piauí. A informação foi confirmada pelo Comitê de Operações de Emergência (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Agora, são 9 óbitos e 229 casos confirmados da doença na capital piauiense.

“Teresina teve ontem à noite sua nona morte por Covid-19. Mesmo dia em que tivemos o menor isolamento social de todos os domingos dessa crise. Os casos vêm aumentando bem mais rápido e doença está comprovadamente em mais de sessenta bairros da cidade”, publicou.

O prefeito Firmino Filho lamentou a morte de residente de Teresina e informou que a Prefeitura de Teresina está cumprindo o que dispõe o Plano de Contingência para o enfrentamento da Covid-19. “Mas é necessário que todos também façam a sua parte e só saiam de casa se for estritamente necessário. O isolamento social é uma medida eficaz recomendada pelas autoridades de saúde”, afirma.

A Prefeitura de Teresina vem adotando um conjunto de medidas para evitar a contaminação em massa pelo novo Conoravírus. Um decreto, que permanece em vigor, determina o fechamento de estabelecimentos comerciais na capital, excluindo apenas aqueles serviços essenciais que permanecem funcionando. Além disso, está sendo incentivado o uso de máscaras quando as pessoas estiverem em via pública.

O último domingo (26) registrou o pior índice de isolamento social para este dia, desde que teve início o monitoramento em Teresina. O percentual pela primeira vez ficou abaixo dos 60%, quando apenas 58% dos teresinenses ficaram em casa. O monitoramento é feito diariamente pela startup recifense InLoco.  

Em outra publicação, o gestor municipal criticou comentários que têm minimizado a morte de pessoas idosas por coronavírus. “Ainda me surpreende muito ler, como tenho lido aqui, as pessoas diminuindo o fato de idosos estarem morrendo por essa doença. Minha mãe morreu aos 83 anos e acho que tínhamos muito o que viver juntos. É uma perda que não dá pra relativizar. Não consigo conceber isso”, lamentou o prefeito.

Piauí registra 364 casos de coronavírus

Em boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SESAPI ) na noite desse domingo (26),  o total de casos confirmados de coronavírus no Estado  até agora é de 364 e haviam 20 óbitos.

De acordo com os dados da SESAPI,  foram confirmados mais 33 casos de Covid-19, sendo registrados os primeiros casos da doença nos municípios de Buriti dos Lopes, Elesbao Veloso e São Francisco do Piauí.

Com isso, 46 municípios do Piauí passam a ter casos confirmados do novo coronavírus. Dos casos positivos, são 14 mulheres e  19 homens, com idades que variam de 9 anos  a 79 anos.

Brasil tem mais de 60 mil casos de Covid-19 confirmados  e 4,2 mortes

O Brasil tem até agora na pandemia de coronavírus 61.888 casos confirmados, de acordo com o boletim mais recente do Ministério da Saúde, divulgado neste domingo (26/4). O país registrou 3.379 novas infecções nas últimas 24 horas, após bater o recorde neste índice no último sábado, quando foram confirmados 5.514 novos casos.

O total de mortes por covid-19 é de 4.205: foram confirmados 189 novos óbitos no último dia. Assim, a taxa de mortalidade (a relação entre mortes por casos confirmados) é de 6,8% no país. Todos os Estados já têm óbitos confirmados.

Em número de casos confirmados, continuam liderando os Estados de São Paulo (20.715), Rio de Janeiro (7.111) e Ceará (5.833).  Em óbitos, também lideram São Paulo (1.700) e Rio (645). Em terceiro lugar, está Pernambuco (415).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES