Covid-19: Testes com remédios terão resultados seguros em 45 dias

“A ciência é sempre contestada pelo senso comum”, diz presidente da Sociedade Brasileira de Virologia

Virologista | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da SBV (Sociedade Brasileira de Virologia) e professor da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS), Fernando Rosado Spilki, criticou as ameaças contra pesquisadores que estudam a cloroquina no Amazonas e disse que os cientistas precisam de "paz de espírito" para, dentro de 30 a 45 dias, apresentarem "resultados seguros" sobre o uso de medicamentos que possam ser utilizados contra o coronavírus. Com informações do Uol.

Crédito: Fevale/Divulgação.

Em entrevista ao UOL, o virologista defendeu a ciência brasileira e disse que o setor está em busca de respostas eficazes contra o coronavírus. "Em nenhum momento da história recente da humanidade precisou-se de respostas rápidas da ciência como agora. Então é com muita tristeza que a gente vê isso. Os cientistas não trabalham por questões políticas", diz. 

O virologista afirma que muitos pesquisadores estão buscando a cura, remédios e vacinas para o covid-19, mas que o senso comum sempre contesta esse trabalho. "A ciência sempre é contestada pelo senso comum, é uma coisa histórica. e é particularmente triste nesse momento porque nós todos —inclusive os cientistas — precisamos dessas respostas. Mas infelizmente tudo virou um enorme 'fla-flu'. As pessoas simplesmente não aceitam o resultado de um ensaio clínico por uma questão ideológica, partidária. A população precisa entender que, seja qual for sua torcida íntima de um fármaco ou outro, ninguém está tentando destruir essas esperanças por motivo ideológico. O que está se tentando fazer é um trabalho sério, que traga as melhores respostas possíveis para esse desafio terrível que é encontrar um tratamento para essa doença", aponta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES