Covid: MP expede recomendação sobre atendimento a vítimas de enchentes

Caso apresentem sintomas similares aos da COVID-19, as pessoas deverão ser transportadas conforme definição da Organização Mundial de Saúde (OMS).

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina, de Defesa da Cidadania e Direitos Humanos, expediu a Recomendação nº 013/2020 ao prefeito municipal de Nazária. O objetivo é a adoção de medidas visando ao resguardo dos direitos das pessoas atingidas pelas enchentes ocorridas no município de Nazária, especialmente em face da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

Durante as atividades de orientação, socorro e assistência social a pessoas atingidas por enchentes em áreas urbanas e rurais, o gestor municipal deverá adotar todas as medidas preventivas para evitar ou reduzir o risco de contágio dessas pessoas pela doença. Para isso, deverá ser resguardada distância mínima de dois metros durante o atendimento às pessoas desabrigadas, exceto em situações de resgate ou outras que demandem inevitável contato próximo.

Caso apresentem sintomas similares aos da COVID-19, as pessoas deverão ser transportadas conforme definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), separando-as de outras pessoas, usando máscaras, e evitando promover o transporte de famílias diferentes em um mesmo veículo. A separação entre famílias também deverá ocorrer nos alojamentos, para reduzir o risco de transmissão da doença, vedando aglomerações nos alojamentos, mantendo compartimentos isolados individuais.

O município também deverá prestar orientações sobre técnicas de prevenção do contágio às pessoas desabrigadas que se encontrem em alojamento individual ou coletivo, por meio de equipe de saúde, e manter em alojamento isolado quem apresentar sintomas, até que o atendimento pela equipe de saúde seja realizado.

Por fim, o MPPI recomenda o fornecimento dos equipamentos de proteção individual (EPIs), em especial máscaras e luvas descartáveis ou reutilizáveis e higienizáveis, aos servidores públicos e voluntários que operam diretamente nos trabalhos de resgate, atendimento e acolhimento das pessoas atingidas pelas enchentes, em quantidades suficientes para o tempo de trabalho exercido por cada um, por todo o período que durar a situação de emergência por desastre natural.

Confira a Recomendação na íntegra



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES