Cozinheiras se preparam para o 1º dia do ano no Mercado da Piçarra em Teresina

O Mercado da Piçarra se destaca por sua gastronomia carregada de identidade e sabor. E as cozinheiras do espaço já estão se preparando para a comilança do dia 1º de janeiro

Mercado da Piçarra | Victor Gabriel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É tradição: o teresinense gosta mesmo de uma boa comida pesada depois de voltar das festas. E no primeiro dia do ano não será diferente, pois muitos sairão de manhã das comemorações de Ano Novo em direção a um ponto de alimentação para matar a fome matinal. Destes locais, um dos mais procurados, sem dúvida, é o Mercado da Piçarra, que se destaca por sua gastronomia carregada de identidade e sabor.

E as cozinheiras do espaço já estão se preparando para a comilança do dia 1º de janeiro. Os pratos fazem horror a qualquer nutricionista, mas o tempero compensa (e muito!) às papilas gustativas dos festeiros de plantão.

Sarapatel, mão-de-vaca, a tradicional panelada, bolo frito, cuscuz, entre outros. O cardápio é de se perder em calorias, e rende muita energia para quem passou a noite inteira dançando e se divertindo com os amigos.

A variedade dos pratos é o diferencial do Mercado da Piçarra. E quem vive de cozinhar esse tipo de comida – que exige tempo e técnica – a preparação tende a começar na véspera para nenhum prato sair atrasado. “Estou me preparando com muita mão-de-vaca, panelada, sarapatel, carneiro, leitão, cachorro-quente e muitos caldos. A gente começa a se preparar no dia anterior pra poder dar conta”, relata a vendedora Antônia Rodrigues.

A permissionária, que trabalha há 25 anos no Mercado da Piçarra, atesta a tradição gulosa do teresinense. “Mesmo com muita gente indo pro litoral, tem um pessoal que fica aqui. O teresinense gosta de comida farta depois das festas, e a gente percebe isso com as vendas. O pessoal gosta muito de comida de caldo porque mata a ressaca”, revela Antônia.

Outra que também já entrou no clima de preparação para o réveillon é a cozinheira Raimunda dos Santos, conhecida em todo a Piçarra como “Tia Raimundinha”: “O pessoal come muito quando chega das festas de madrugada! A campeã aqui de madrugada é a panelada, bate recordes, mas quando amanhece, depois das 6h da manhã, o pessoal toma mais é café com bolo frito. O assado de panela também sai muito”, finaliza.

Negócio familiar gera renda em Teresina


Em tempos em que os preços sobem e o salário encurta, muitas famílias acabam procurando um meio de complementar a renda aos finais de semana. Mas, às vezes, o negócio dá tão certo que o que antes era visto como acessório, passa a ser a principal fonte de renda dessas pessoas, que apostam no empreendedorismo, criatividade e, claro, um toque diferencial caseiro que chama a clientela pelo cheiro.

Foi isso que aconteceu com Neurany Carvalho, Elias Sales e Caio Sued. A família começou a vender churrasco na porta de casa, na Avenida Santos Dumont, bairro Vila Operária, zona Norte de Teresina, e o negócio está de vento em popa. Embora eles só abram de quarta a domingo, em apenas uma semana o trio chega a vender de 150 a 200 frangos desossados. E o cardápio também inclui linguiça, costela – que é vendida a peça inteira assada na brasa, e com acompanhamentos.

Os churrascos de família acabaram virando negócio sério com a venda de frangos desossados. “Após nossos churrascos aos domingos, tivemos a ideia de montar esse negócio. Criamos um tempero próprio, que acabou fazendo sucesso e virando nossa principal fonte de renda. Hoje nós conseguimos viver apenas da venda dos churrascos”, afirma Neurany.

E a aceitação do público é grande. De acordo com Elias, vem gente de toda a cidade para experimentar o frango da família: “É um dos melhores frangos de Teresina, e quem diz isso é quem experimenta, e não nós que estamos fazendo. Temos concorrentes bem maiores que a gente, mas conseguimos competir do nosso jeito, com nosso diferencial”, explica.

E os preços são bastante acessíveis. Uma peça de frango desossado custa apenas 33 reais, e dá para fazer o almoço de domingo de uma família inteira. A peça de costela é vendida a 30 reais e a linguiça toscana tem o preço mais popular, que é de apenas 2 reais por unidade.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES