CPI da Pandemia: Barroso suspende ordem de condução coercitiva de Wizard

Carlos Wizard se comprometeu a comparecer à CPI no dia 30 de junho.

Carlos Wizard se comprometeu a comparecer à CPI no dia 30 de junho | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso suspendeu, nesta sexta-feira (25), a ordem de condução coercitiva contra o empresário Carlos Wizard à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia.

A condução coercitiva de Wizard havia sido determinada pelo próprio Barroso no último dia 18, um dia depois de o empresário não comparecer à sessão da CPI da Pandemia para a qual havia sido convocado alegando estar nos Estados Unidos. 

"As providências determinadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito, no sentido do comparecimento compulsório do paciente, estão em harmonia com a decisão por mim proferida. Naturalmente, se houver qualquer espécie de abuso na sua execução, poderá o impetrante voltar a peticionar. Mas, por ora, este não é o caso”, afirmou o magistrado na decisão à época.

empresário Carlos Wizard

'Assumiu compromisso

Em sua decisão desta sexta-feira, porém, Barroso afirma que, através de sua defesa, o empresário "assumiu o compromisso de retornar ao território brasileiro e de comparecer à Comissão Parlamentar de Inquérito no próximo dia 30 de junho".

"Tendo em vista que o paciente assumiu o compromisso expresso de comparecer perante a CPI referida, tenho por injustificada e desnecessária, neste exame cautelar da causa, a manutenção da ordem de condução coercitiva do paciente", afirmou Barroso em sua decisão.

Devolução do passaporte

Também no último dia 18, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região autorizou a retenção do passaporte do empresário Carlos Wizard.

Na decisão, a juíza Marcia Souza e Silva de Oliveira afirmou que a retenção do passaporte ocorreu após policiais federais buscarem pelo empresário no endereço fornecido por ele na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, e também em sua empresa e não localizá-lo.

Segundo a Justiça, a certidão de movimentos migratórios de Wizard aponta que o empresário saiu do Brasil em 30 de março de 2021 pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos com destino à Cidade do México.

A defesa do empresário recorreu da ordem, mas, em sua decisão divulgada nesta sexta-feira, Barroso afirmou que apreciará a solicitação "oportunamente".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES