CPI do Apagão sugere privatização e culpa Ministério da Defesa

CPI do Apagão sugere privatização e culpa Ministério da Defesa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A CPI do Apag?o A?reo do Senado aprovou nesta quarta-feira relat?rio parcial em que culpa o Minist?rio da Defesa e a Ag?ncia Nacional de Avia??o Civil (Anac) pelo atual caos do setor e sugere medidas para superar a crise - como a privatiza??o dos principais aeroportos. Foram apontados problemas como defici?ncia t?cnica de equipamentos, falta de recursos, subestima??o do crescimento do tr?fego a?reo e a autoriza??o de linhas a?reas acima da capacidade da infra-estrutura aeron?utica do pa?s.

O texto, aprovado at? mesmo pelos senadores governistas, afirma que o Minist?rio da Defesa cumpre "um papel meramente decorativo" na ?rea da avia??o, com "atua??o insignificante". Al?m disso, a pasta teria cometido "falhas", respons?veis pelos atrasos de decolagens de aeronaves e filas de passageiros nos aeroportos.

Banana

O relator da CPI, senador Dem?stenes Torres (DEM-GO), defendeu novamente o afastamento do chefe da Defesa, Waldir Pires. "Ele ? um banana", disse, segundo o jornal Folha de S. Paulo. A avalia??o est? registrada tamb?m no relat?rio, que diz que "as autoridades [respons?veis pela avia??o civil no pa?s] foram surpreendidas pela crise".

Tamb?m de acordo com o relat?rio, as "dificuldades de gerenciamento" e a "incapacidade de fazer frente ? crise" por parte do Minist?rio acabaram "sobrecarregando o trabalho dos controladores". ? Defesa cabe supervisionar a Anac, a Infraero (estatal que administra os aeroportos) e o Departamento de Controle do Espa?o A?reo (Deca).

Solu??o

Para acabar com as filas nos aeroportos, o relat?rio sugere, entre outras medidas, aumentar os pre?os das passagens em hor?rios de pico. As companhias tamb?m passariam a pagar taxas mais elevadas para utilizar os aeroportos centrais.

Al?m disso, os senadores sugerem a privatiza??o dos 11 principais aeroportos do pa?s: S?o Paulo (Congonhas), Guarulhos (Cumbica), Bras?lia, Rio (Santos-Dumont), Ilha do Governador (Tom Jobim), Salvador, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte (Confins) e Fortaleza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES