Crédito Fundiário chega a 1.727 contratos até setembro

Crédito Fundiário chega a 1.727 contratos até setembro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Programa Nacional de Cr?dito Fundi?rio fechou o m?s de setembro com 79 propostas contratadas, beneficiando 1.727 fam?lias com investimento de mais de R$ 24,265 milh?es, informou o gerente do programa no Piau?, Francisco Milanez da Silva. Ele disse que, desde 2002, foram feitos 446 contratos, resultando em investimentos de R$ 122,729 milh?es que beneficiaram 9.021 agricultores familiares em todo o Estado.

O programa compra a terra, instala infra-estrutura, como ?gua tratada, energia el?trica e projeto produtivo, e assenta as fam?lias. Em munic?pios do semi-?rido, principalmente na Regi?o Sul do Estado, os agricultores familiares s?o beneficiados basicamente com projetos produtivos de cajucultura e apicultura, associados com cria??o de pequenos animais, como ovinos, caprinos e galinha caipira.

Na Regi?o Norte, o Cr?dito Fundi?rio d? prioridade ? produ??o de gr?os, notadamente arroz, feij?o e milho. Ele explicou que isso acontece mais por conta da resist?ncia dos agricultores ? inova??o. Por exemplo, poucos aceitam cultivar caju an?o precoce na regi?o.

Milanez disse que o programa tem dado resultados positivos no Piau?, proporcionando emprego e renda para milhares de pessoas que n?o tinham perspectivas de vida digna. ?S?o pessoas que, de outra forma, engrossariam o ?xodo rural e estariam inchando a periferia das grandes cidades. Hoje, constatamos fam?lias que j? moram na periferia de Teresina e est?o voltando para o interior, aproveitando as oportunidades que o Cr?dito Fundi?rio oferece?, disse.

Ele assegurou que n?o faltam recursos para investimentos. Al?m do Cr?dito Fundi?rio, h? as v?rias modalidades do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf. Todos os programas s?o executados em parceria com o Governo Federal. ?Temos recursos suficientes para que todas as demandas sejam atendidas?, assegurou Milanez.

Al?m dos recursos, os agricultores recebem assist?ncia t?cnica permanente, adubo e equipamentos, tais como implementos agr?colas. O Cr?dito Fundi?rio se expandiu tanto no Piau? que, hoje, h? dois projetos instalados por munic?pio, em m?dia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES