Cresce fiscalização do uso de máscaras durante atividades em Teresina

Prática esportivas ao ar livre sem o uso de máscaras nos espaços públicos de Teresina pode gerar multa que varia de R$ 500 a R$ 1.000.

Caminhada | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a flexibilização da prática de atividade física ao ar livre no município, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está reforçando a fiscalização para garantir uma retomada livre de transmissão da Covid-19. Nesta segunda (27), a equipe da Vigilância Sanitária Municipal esteve na Avenida Raul Lopes, dando orientações e distribuindo máscaras para uso das pessoas que estavam no local.

Vigilância intensifica fiscalização do uso de máscaras em Teresina - Foto: Divulgação

O protocolo de reabertura do município listou regras específicas para a prática de atividades físicas ao ar livre. Entre elas, está o uso obrigatório de máscaras por todos os frequentadores desses espaços. Segundo Jeanyne Seba, gerente de Vigilância Sanitária da FMS, o trabalho da equipe foi focado na conscientização sobre o uso do acessório, que evita uma maior disseminação do novo coronavírus pelo ar. “O decreto estadual estabelece que a ausência de máscara em espaços públicos pode gerar multa de até 500 reais”, alerta.

Outra regra fundamental estabelece que a prática deve ser individual, respeitando as medidas de distanciamento de dois metros entre pessoas que estão apenas caminhando (tanto para os lados como para a frente) e de 10 metros entre pessoas que estão correndo. “Isso porque gotículas de saliva vêm como uma nuvem que percorre um espaço maior quando a pessoa está correndo”, esclarece Jeanyne Seba. Ela reforça ainda que no caso do ciclismo, deve ser mantida uma distância de 20 metros entre cada praticante.

Além disso, as pessoas devem evitar compartilhar objetos ou tocar as mãos no solo e procurar manter os cabelos presos. O uso dos equipamentos das academias ao ar livre está proibido, bem como o consumo ou comercialização de alimentos. “Pessoas com sintomas gripais ou pertencentes aos grupos de risco também devem evitar ir a estes locais, dando prioridade à prática de atividade física em casa”, recomenda a gerente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES