Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Cresce número de adeptos à educação a distância

A oferta de cursos na modalidade à distância cresceu no Piauí, ampliando a oportunidade para as pessoas que precisam conciliar emprego e estudo ou não moram em cidades que não possuem universidades.

Compartilhe

O ensino a distância, também conhecido como EAD, é uma das modalidades de ensino que mais crescem no Piauí. Ele permite que muitas pessoas que moram em regiões mais afastadas de polos educacionais ou que precisam conciliar emprego e estudo possam adquirir o diploma e viabilizar a oportunidade para o crescimento pessoal e profissional com valor bem mais acessível que o de cursos privados presenciais.

O crescimento de 51% do número de cursos no Piauí já era esperado, é o que explica o especialista em educação, Edjôfre Coelho. “Com o advento da tecnologia, mídias digitais e demais ferramentas tecnológicas, a educação à distância passa a ser entendida como positiva, diminuindo o preconceito que antes era tamanho”, falou.

Crédito: José Alves Filho

Esse aumento, dado também um amadurecimento da sociedade, faz com que as pessoas entendam que é possível fazer um bom curso à distância e, promovendo o incentivo para quem tem o sonho de adquirir o diploma de curso superior.

O Núcleo de Educação a Distância (NEAD), da Universidade Estadual do Piauí, já tem mais de 10 anos de atuação e é responsável por todos os programas de educação à distância da Universidade Estadual do Piauí. Os programas são: Universidade Aberta do Brasil (UAB)  e Universidade Aberta do Piauí (UAPI).

“Nós temos observado um crescimento na procura por essa modalidade, especialmente porque muitos dos nossos alunos já trabalham e têm dificuldade de acompanhar um curso na modalidade presencial”, disse o diretor-geral do NEAD, Franklin Oliveira.

Os cursos oferecidos pelo NEAD são semipresenciais. O aluno tem a maior parte das atividades na plataforma Moodle e, quinzenalmente, recebe aulas nos pólos de educação à distância, onde ele tem a presença de tutor que ministra as aulas, apresenta atividades, ou seja, a mesma programação de um aluno de curso presencial.

Além da procura, o aumento também foi constatado na oferta de cursos. “Nós temos, no NEAD, um curso na modalidade UAP, que atende hoje a 120 municípios do Estado, tendo em vista que temos 153 municípios cobertos na educação a distância”, explicou o diretor.

Profissionais atuam nas próprias cidades

A modalidade EAD tem transformado o ensino superior do Estado, diante da realidade que faz com que estudantes do interior se desloquem até a capital para buscar a profissionalização.

“A universidade está formando profissionais que vão atuar nos próprios locais que eles moram. No curso de Administração, na modalidade UAPI, já forma gestores, administradores de pequenas empresas. Devido o viés empreendedor, nós já temos observado o impacto desses cursos que são oferecidos”, disse Franklin Oliveira.

Na última oferta, foram finalizados 13 cursos de especialização e 7 de graduação. O diretor conta que muitos alunos fizeram a graduação, depois a especialização e já estão inseridos em mestrados e no mercado de trabalho. O que desmistifica a imagem negativa que algumas pessoas têm da educação à distância.

No entanto, a internet ainda é uma dificuldade que se encontra em processo de melhoramento. “O nosso Estado  ainda está recebendo a cobertura de internet em todos os municípios. Mas nós temos, no pólo de educação à distância, um laboratório que ele pode  fazer todas as suas atividades da plataforma e todas elas podem ser adaptadas no próprio smartphone do aluno”, falou.

Já na modalidade UAPI, todas as plataformas são transmitidas via satélite e já não dependem da internet. O próprio professor ministra a aula de Teresina, que é transmitida para o interior do Estado. O aluno também tem a opção de gravar todo o conteúdo e assistir em qualquer horário. (A.S.)


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar