Cresce o número de queimaduras causadas por potó em Teresina

O potó libera uma substancia que causa irritação na pele humana

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o fim do período chuvoso, um dos bichinhos mais temidos pelos Teresinenses são os potós. Os potós são perigosos e podem causar o maior estrago na nossa pele. Por serem atraídos pelo calor, normalmente procuram dobras do nosso corpo como no pescoço, junções dos braços e das pernas.

O potó é conhecido pelo nome científico depaederus irritans, parece com uma formiga, mas na verdade ele faz parte da família dos besouros, e é muito comum na região norte e nordeste.

O besouro não sai por ai “mijando”, na verdade esses bichinhos possuem glândulas pigidiais no abdome que secretam uma substância com propriedades cáusticas e vesicantes (causadora de vesícula) para a pele. O ataque dos potós causa uma queimadura do tipo química que resultam em eritema, coceira, bolhas e ulcerações. A lesão causada pelo Paederus é conhecida como Dermatite purulenta e em alguns casos demora de 15 a 20 dias para sair da pele.

Quando perceber que o potó entrou em contato com sua pele o melhor a fazer não é matar, porque ele não possui orgão excretor e a substância que ele libera acontece no momento do trauma que você causa a ele. O certo é retirar o inseto da pele com um assopro ou usando um pedaço de papel nunca esmagando o inseto.

Se mesmo assim você foi vítima do besouro, o melhor a fazer é lavar a lesão com água e não usar nada caseiro. Se a lesão apresentar alguma infecção procure um demartologista./Uma coisa que precisa ser dita é que a queimadura é proporcional a quantidade de Pederina liberada durante o trauma, então quanto mais ele esfregar maior a chance de espalhar essa substância e aumentar a queimadura.

Prevenção

Uma das medias preventivas é trocar a luz branca pela luz amarela, já que esse tipo de iluminação ajuda na sua reprodução. Outra solução é acionar uma empresa especializada em desinsetização para pulverizar as áreas aonde esses insetos costumam aparecer.

Matar o inseto com a palma das mãos e sola do pé também resolve, já que a substância produzida pela inseto não causam queimaduras nessas partes do corpo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES