Crescem em 40% os registros de óbito no Brasil só esse ano

A procura por registro de óbitos em cartórios do país teve um crescimento nesse inicio de ano

Vice-presidente destaca aumento por certidão de óbito | Arpen SP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um número que mostra o quanto a pandemia tem se refletido em tristes números. Os óbitos nos cartórios de registro civil do Brasil da ordem de 40%, somente no primeiro trimestre deste ano.

Para ser ter uma ideia dos números. Só de óbitos registrados em todo o ano de 2020, em todos os cartórios do território alcançaram 1.443.405.

O que representa mais de 8% dos registros do ano anterior. Em 2021 essa estatística preocupa, já o número aumentou bastante.

A informação foi dada à Agência Brasil pelo vice-presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), Luis Carlos Vendramin Júnior.

Vice-presidente fala do aumento na registro de óbitos/Arpen SP

Ele comentou que  em razão do aumento significativo de mortes tem aumentado a necessidade de expedição de certidões para que sejam feitos inventários.

Necessárias

“São coisas que vão se interligando umas nas outras”. As certidões dos cartórios de registro civil são necessárias ainda para uma série de atos cotidianos, que incluem o sepultamento de um corpo, solicitação de benefícios da previdência social, compra e venda de imóveis, entrada em pedidos de separações, divórcios, até a inclusão em planos de saúde e atendimentos em hospitais.

O vice-presidente da Arpen-Brasil informou que os cartórios de registro civil já disponibilizavam à população, por meio do portal www.registrocivil.org.br, solicitar a segunda via de certidões, “para o exercício pleno da própria cidadania”. Vendramin Júnior comentou que, antes da pandemia, o brasileiro de forma geral preferia ter suas certidões de forma física, isto é, em papel. A partir da covid-19, houve uma mudança em termos comportamentais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES