Criança de 2 anos é transferida para Teresina após suspeita de calazar

A leishmaniose é transmitida pelo mosquito-palha infectado, não é contagiosa entre os humanos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma menina de apenas dois anos, que não teve sua identidade revelada, estava internada no Hospital Regional Justino Luz, em Picos, desde a última sexta (10). Ela precisou ser transferida para o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina, após levantar-se a suspeita de leishmaniose visceral, conhecida popularmente como calazar. As informações são de Picos 40 Graus.

A leishmaniose é transmitida pelo mosquito-palha infectado, não é contagiosa entre os humanos. O diagnóstico precisa fez feito o quanto antes para que a doença não se agrave, uma vez que ela pode levar a óbito até 90% dos casos. Os sintomas são febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular e anemia.

Hospital Regional Justino Luz

Segundo um familiar, os sintomas começaram no mês de dezembro. A criança apresentou um quadro febril e foi levada ao Hospital Mariana Pires Ferreira em Paulistana, onde foi medicada foi mandada de volta para casa. A criança apresenta anemia forte e plaquetas estão em 40.

Conforme informações da assessoria do HRJL, a transferência aconteceu nesta quinta-feira (16), uma vez que o a unidade não é certificada para realizar esse tipo de diagnóstico

Apesar de grave, a Leishmaniose Visceral tem tratamento para os humanos. Ele é gratuito e está disponível na rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Os medicamentos utilizados atualmente para tratar a LV não eliminam por completo o parasito nas pessoas e nos cães.

De acordo com os números da Coordenadoria de Epidemiológica de Picos, em 2019 foram registrados dois casos de calazar humano. Em 2018 houve o registro de um caso. Nenhum dos casos registrados houve óbito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES