Criança não teve reação à vacina em Lençóis Paulista, diz Saúde

Ministério acompanhou e a paciente tem uma alteração no eletrocardiograma, característica da síndrome de Wolff-Parkinson-White

Ministério da Saúde | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Notificado sobre o caso, o Ministério da Saúde  acompanhou a investigação conduzida pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e a conclusão é de que a vacina contra Covid-19 não causou parada cardíaca em uma criança de dez anos, em Lençóis Paulista.

A investigação foi realizada por mais de dez especialistas e apontou que a criança tinha uma doença congênita rara. A pasta disse em nota que a paciente tem uma alteração no eletrocardiograma, característica da síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW).

A doença é uma condição congênita que leva o coração a ter crises de taquicardia e é a mais comum causa de morte súbita por arritmia ventricular.

Ministério da Saúde (Marcello Casal Jr. /Agência Brasil)

O Ministério da Saúde explicou, em nota, que a síndrome de Wolff-Parkinson-White, até então não diagnosticada e desconhecida pela família, levou a criança a ter uma crise de taquicardia, que resultou em instabilidade na circulação sanguínea.

O texto diz que o Ministério da Saúde segue monitorando a ocorrência dos eventos adversos pós-vacinação em parceria com as secretarias municipais e estaduais.

Segundo a pasta, os registros de eventos adversos são notificados no Sistema e-SUS pelos profissionais de saúde da rede pública, incluindo erros de imunização, seguindo o padrão estabelecido.

Sobre o caso

Uma criança apresentou alterações em batimentos cardíacos. Segundo relatos dos pais, chegou a desmaiar 12 horas após a aplicação da vacina. Ela foi levada à rede de saúde particular para atendimento, em Botucatu, onde permanece estável e sob observação, de acordo com a família.

A investigação do caso foi feita por mais de dez especialistas e apontou que a criança possuía uma doença congênita rara, desconhecida até então pela família, que desencadeou o quadro clínico. “Não existe relação causal entre a vacinação e quadro clínico apresentado”, afirma o órgão em nota.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo reforçou ainda a importância da vacinação e reafirmou “que todos os imunizantes aprovados pela Anvisa são seguros e eficazes”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES