Crianças de assentamento recebem brinquedos da campanha de Natal

Além da entrega dos presentes, foram distribuídas mudas de plantas

O presente que a pequena Manoela Alves, de apenas 5 anos, esperava ganhar nesse Natal veio, antecipadamente, das mãos de quem ela mais desejava receber: o Papai Noel. Manoela é uma das 130 crianças da EcoVila Dandara dos Cocais, assentamento localizado nas proximidades do Residencial Jacinta Andrade, zona norte de Teresina, que foram surpreendidas na manhã deste sábado (09) com presentes entregues pelo Papai Noel verde, símbolo da campanha Natal Natureza, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam).

“Eu gostei muito da boneca que o Papai Noel me deu. Era o que eu queria ganhar no Natal. E gostei muito de ter dado um beijo e um abraço nele”, conta Manoela, com um sorriso estampado no rosto após abrir seu presente.

O Papai Noel verde, que levou mais alegria para a criançada do assentamento, é fruto de um trabalho solidário feito há dois anos por José Luiz, funcionário da Semam.

“Não tem preço ver o brilho nos olhos e sorriso dessas crianças quando encontram e recebem um presente do bom velhinho. É um trabalho bastante gratificante”, disse ele, que além de se vestir com uma roupa na cor que remete à natureza, rompe o paradigma da figura natalina por possui a pele negra. “É uma quebra de padrão”, completa.

Além da entrega dos presentes, foram distribuídas mudas de plantas (Crédito: Reprodução)
Além da entrega dos presentes, foram distribuídas mudas de plantas (Crédito: Reprodução)

O secretário da Semam, Olavo Braz, destaca que o Natal Natureza é construído através de ações que envolvem alegria, solidariedade, educação ambiental e de, de quebra, traz mais representatividade.

“Para fazer a alegria da criançada, nós contamos com a solidariedade de muitos parceiros, a exemplo de alunos de escolas privadas, que receberam mudas de plantas em troca dos brinquedos doados, o que envolve a questão da educação ambiental. Nós contamos também com o apoio de empresas locais, que foram fundamentais para que essa campanha acontecesse. Além disso, a figura do Papai Noel é apresentada de uma forma diferente, fora dos padrões, com homem de pele negra, o que traz mais representatividade ao nosso povo”, explica o gestor.

Além da entrega dos presentes, foram distribuídas cerca de 200 mudas de plantas para os moradores da EcoVila Dandara dos Cocais, que fizeram, ainda, a inauguração do Centro Social Zumbi dos Palmares. O momento foi de alegria para a comunidade, onde residem aproximadamente 400 famílias.

O Natal Natureza vem sendo realizado por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Semam, conforme a Lei Municipal 2.475/1996, que estabelece a realização da campanha dentro do calendário de atividades de educação ambiental do órgão, como forma de estimular o comportamento solidário e o respeito ao meio ambiente.

Mais de mil crianças serão presenteadas

Neste ano, o Natal Natureza vai proporcionar esse momento de alegria e encantamento para mais de mil crianças, entre alunos de CMEIs e pequenos que vivem em comunidades carentes da nossa cidade.

Todos os presentes da campanha, que começaram a ser distribuídos na semana passada, foram doados por alunos de oito escolas da rede privada de ensino, que, em troca, receberam mudas de plantas frutíferas e nativas. Além disso, oito empresas locais também fizeram a doação de presentes e lanches para a criançada.

Programação encerra dia 16 

A distribuição dos presentes continua nos próximos dias, sempre às 9 horas, nos seguintes dias e locais: 11/12 (CMEI Dom Avelar, no Vale Quem Tem); 12/12 (CMEI Padre Eduardo – São Joaquim); 14/12 (Marcos Vilaça – Vila da Paz); 15/12 (Vila Santa Vitória – próximo ao bairro Anita Ferraz).

O encerramento do Natal Natureza acontece na Praça dos Orixás, no dia 16 de dezembro, às 17 horas, com a entrega de brinquedos aos mais de 270 alunos de três CMEIs situados no entorno do Parque Lagoas do Norte.

Fonte: Portal Meio Norte
logomarca do portal meionorte..com