Criatividade e sustentabilidade: estudantes revitalizam praça de Teresina

A iniciativa é coordenada por Patrícia Mendes, professora do curso de Arquitetura de uma faculdade privada da capital.

Patrícia Mendes e alunos da faculdade em ação social. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alunos de uma faculdade particular de Teresina transformam uma praça da zona Sul da capital com criatividade e uma boa iniciativa. O Projeto Cantheiro propõe a revitalização da praça da Paróquia Santíssimo Sacramento, no bairro Porto Alegre, e se tornou um projeto modelo para a rede de ensino. O projeto de responsabilidade social criado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, ganha, nessa segunda edição, a parceria dos cursos de Engenharia Civil e Elétrica

O cronograma das atividades desenvolvidas teve início no último dia 17 de abril, com reconhecimento da área e diálogo com o pároco, Padre Leonildo Campelo. A entrega será nesse sábado dia 29 de maio. Dentre os vários objetivos, o Cantheiro busca integrar os alunos em ações de sustentabilidade e impacto social, aperfeiçoando estratégias desenvolvidas na faculdade. 

Os benefícios dessas dinâmicas favorecem a melhor formação dos alunos e os colocam em contato com o social. "Com essas atividades, os alunos entendem o impacto social de suas profissões. O que quero dizer é que, a amplitude da profissão que eles escolheram, e estão se preparando, é evidenciada com o desenvolvimento de ações sociais dentro de uma comunidade, de uma cidade. Com a missão de promover melhoria da estrutura no entorno da Igreja, facilitar acessos e melhorar a sensação de segurança, o projeto aplicará um mobiliário sustentável, com materiais reciclados, instalação de iluminação e revitalização paisagística, transformando a praça em um local de encontro", explica Patrícia Mendes, que é arquiteta, professora da faculdade e coordenadora da ação.

O pároco da Paróquia, o padre Leonildo Campelo, abraçou a ideia e comemora o início da intervenção. Por isso, essa iniciativa será de um imenso valor porque vai levantar a autoestima do Bairro Porto Alegre e também vai deixar o espaço muito aconchegante. O projeto Cantheiro conta com a participação de 40 alunos, sendo 37 de Arquitetura e Urbanismo, dois de Engenharia Civil e um de Engenharia Elétrica. Os materiais utilizados são recolhidos de descarte e doações, sendo ferramentas e equipamentos de proteção individual comprados com orçamento disponibilizado pela Instituição de Ensino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES