Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Criminosos criam perfil com foto de Eli Lopes para aplicar golpes

Em suas redes sociais, Eli Lopes já compartilhou uma imagem da conversa em suas redes sociais alertando seus amigos pessoais.

Compartilhe

A jornalista e radialista da Rede Meio Norte, Eli Lopes, foi alvo de criminosos na manhã desta quarta-feira (25), que criaram um perfil falso com seu nome e foto para poder aplicar golpes através do WhatsApp. Os golpistas pediram o valor de R$ 5.999 para uma outra jornalista que estava do lado de Eli no momento da abordagem. 

Uma das características desse golpe é que os criminosos informam que o número de WhatsApp mudou e, após algumas trocas de mensagens, pedem uma transferência bancária. Em seguida, o pedido de ajuda é feito com histórias fajutas. Em entrevista ao Meionorte.com, Eli Lopes informou que eles insistiram na tranferência bancária. “A Élida me perguntou: ‘Eli, que número é esse?’ eu disse que não tinha outro número. A foto do perfil era uma imagem minha  e do meu filho. Eu pedi que ela tirasse uma foto minha e mandasse para ele, dizendo que não estava entendo o que estava acontecendo”, disse. A jornalista Sávia Barreto também foi vítima do mesmo golpe no início deste mês. 

Eli Lopes é alvo de criminosos e perfil falso em rede social (Reprodução/ Redes Sociais)

Eli Lopes disse que após desconfiar, ele não respondeu mais e de imediato já entrou em contato com uma outra colega sua de trabalho. “Ele não clonou meu WhatsApp, pois meu número tem a autenticação de dois fatores. Ele só usou minha imagem em um outro número”, completou. A jornalista já está procurando os órgãos competentes para denunciar o caso. Em suas redes sociais, Eli Lopes já compartilhou uma imagem da conversa em suas redes sociais alertando seus amigos pessoais, que são os principais alvos dessa modalidade de crime virtual, para possíveis abordagens na tentativa de conseguir dinheiro.

Criminosos tentam aplicar golpe se passando por Eli Lopes (Reprodução/ Redes Sociais)

Importância da Autenticação de dois fatores

A autenticação em duas etapas é a melhor alternativa em questões de proteção e segurança. Além da proteção a empresa prestadora do serviço, ela oferece um benefício ao usuário final, que é notificado quando alguém adivinhou sua senha por exemplo. A ferramenta é recurso de segurança adicional que é utilizado por vários prestadores de serviço online. Funciona como uma camada extra de segurança para um processo de login por exemplo, onde é exigido que o usuário forneça outra forma de validar sua autenticidade.

Na teoria,  A autenticação em duas etapas consiste que você deve possuir algo a mais, e não só a senha, para efetuar um login por exemplo. A segurança comum para identificação de acesso pede apenas seu login e senha. Com a autenticação dupla será necessário uma segunda checagem de quem está acessando, além da senha normal. Assim, mesmo que a senha inicial tenha sido comprometida por um invasor, ele não terá acesso a conta sem ser realizada uma segunda autenticação.




Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar