Criminosos se passam por Sávia Barreto para aplicar golpe no WhatsApp

A ação dos golpistas foi notada por um irmão da comunicadora, que foi abordado na manhã deste sábado (07).

Golpe | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A jornalista e comentarista de política da Rede Meio Norte, Sávia Barreto, foi alvo de criminosos que tentaram se passar por ela para pedir dinheiro através do WhatsApp. A ação dos golpistas foi notada por um irmão da comunicadora, que foi abordado na manhã deste sábado (07).

A tentativa de golpe começou a ser aplicado quando os bandidos criaram um perfil de WhatsApp com a foto de Sávia, encontrada em redes sociais e através do aplicativo, os golpistas entram em contato com amigos e familiares, se passando por ela. “Quem for abordado pelo golpista, por gentileza, bloqueie o número e me informe. Não repasse nenhum dinheiro a quem peça em meu nome”, alertou a jornalista. 

Criminosos se passam por jornalista para aplicar golpes em rede social (Reprodução)

Uma das características desse golpe é que os criminosos informam que o número de WhatsApp mudou e, após algumas trocas de mensagens, pedem uma transferência bancária. Em seguida, o pedido de ajuda é feito com histórias fajutas. Em entrevista ao Meionorte.com, Sávia Barreto disse que sempre teve cuidado em ativar a autenticação de dois fatores em seus aparelhos, o que evita/dificulta a ação desses criminosos. “Tudo meu tem autenticação de dois fatores, estou sempre mudando minha senha e sou muito preocupada com isso. Eu sei que isso não impede totalmente, mas dificulta os golpistas.Eu acho que esse alerta é importante para todo mundo por que a gente termina tendo uma vida a internet, transações bancárias, amizades, trabalhos e as pessoas de má fé se aproveitam disso”, disse. 

Sávia ressaltou ainda que seu número de WhatsApp não foi colocado (outro golpe comum) e sim, como já citado, um novo criado para a prática delituosa. A jornalista já registrou boletim de ocorrência na delegacia e foi orientada pelo Delegado da Polícia Civil Matheus Zanatta, que atua também nessa área. “É um incômodo, um transtorno mas a gente tem que lidar; alertando, divulgando e sempre lembrando para que as pessoas possam fazer a autenticação de dois fatores”, finalizou. 

Criminosos se passaram pela jornalista para tentar pedir dinheiro para amigos e familiares (Reprodução)

Importância da Autenticação de dois fatores

A autenticação em duas etapas é a melhor alternativa em questões de proteção e segurança. Além da proteção a empresa prestadora do serviço, ela oferece um benefício ao usuário final, que é notificado quando alguém adivinhou sua senha por exemplo. A ferramenta é recurso de segurança adicional que é utilizado por vários prestadores de serviço online. Funciona como uma camada extra de segurança para um processo de login por exemplo, onde é exigido que o usuário forneça outra forma de validar sua autenticidade.

Na teoria,  A autenticação em duas etapas consiste que você deve possuir algo a mais, e não só a senha, para efetuar um login por exemplo. A segurança comum para identificação de acesso pede apenas seu login e senha. Com a autenticação dupla será necessário uma segunda checagem de quem está acessando, além da senha normal. Assim, mesmo que a senha inicial tenha sido comprometida por um invasor, ele não terá acesso a conta sem ser realizada uma segunda autenticação.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES