mais

Criminosos se passam por Sávia Barreto para aplicar golpe no WhatsApp

A ação dos golpistas foi notada por um irmão da comunicadora, que foi abordado na manhã deste sábado (07).

A jornalista e comentarista de política da Rede Meio Norte, Sávia Barreto, foi alvo de criminosos que tentaram se passar por ela para pedir dinheiro através do WhatsApp. A ação dos golpistas foi notada por um irmão da comunicadora, que foi abordado na manhã deste sábado (07).

A tentativa de golpe começou a ser aplicado quando os bandidos criaram um perfil de WhatsApp com a foto de Sávia, encontrada em redes sociais e através do aplicativo, os golpistas entram em contato com amigos e familiares, se passando por ela. “Quem for abordado pelo golpista, por gentileza, bloqueie o número e me informe. Não repasse nenhum dinheiro a quem peça em meu nome”, alertou a jornalista. 

Criminosos se passam por jornalista para aplicar golpes em rede social (Reprodução)Criminosos se passam por jornalista para aplicar golpes em rede social (Reprodução)

Uma das características desse golpe é que os criminosos informam que o número de WhatsApp mudou e, após algumas trocas de mensagens, pedem uma transferência bancária. Em seguida, o pedido de ajuda é feito com histórias fajutas. Em entrevista ao Meionorte.com, Sávia Barreto disse que sempre teve cuidado em ativar a autenticação de dois fatores em seus aparelhos, o que evita/dificulta a ação desses criminosos. “Tudo meu tem autenticação de dois fatores, estou sempre mudando minha senha e sou muito preocupada com isso. Eu sei que isso não impede totalmente, mas dificulta os golpistas.Eu acho que esse alerta é importante para todo mundo por que a gente termina tendo uma vida a internet, transações bancárias, amizades, trabalhos e as pessoas de má fé se aproveitam disso”, disse. 

Sávia ressaltou ainda que seu número de WhatsApp não foi colocado (outro golpe comum) e sim, como já citado, um novo criado para a prática delituosa. A jornalista já registrou boletim de ocorrência na delegacia e foi orientada pelo Delegado da Polícia Civil Matheus Zanatta, que atua também nessa área. “É um incômodo, um transtorno mas a gente tem que lidar; alertando, divulgando e sempre lembrando para que as pessoas possam fazer a autenticação de dois fatores”, finalizou. 

Criminosos se passaram pela jornalista para tentar pedir dinheiro para amigos e familiares (Reprodução)Criminosos se passaram pela jornalista para tentar pedir dinheiro para amigos e familiares (Reprodução)

Importância da Autenticação de dois fatores

A autenticação em duas etapas é a melhor alternativa em questões de proteção e segurança. Além da proteção a empresa prestadora do serviço, ela oferece um benefício ao usuário final, que é notificado quando alguém adivinhou sua senha por exemplo. A ferramenta é recurso de segurança adicional que é utilizado por vários prestadores de serviço online. Funciona como uma camada extra de segurança para um processo de login por exemplo, onde é exigido que o usuário forneça outra forma de validar sua autenticidade.

Na teoria,  A autenticação em duas etapas consiste que você deve possuir algo a mais, e não só a senha, para efetuar um login por exemplo. A segurança comum para identificação de acesso pede apenas seu login e senha. Com a autenticação dupla será necessário uma segunda checagem de quem está acessando, além da senha normal. Assim, mesmo que a senha inicial tenha sido comprometida por um invasor, ele não terá acesso a conta sem ser realizada uma segunda autenticação.

 







Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail