Crise dos bancos e a prática do parasitismo , por José Osmando de Araújo

A história está se repetindo. E Lula, como exceção, está certo

Crise dos bancos e a prática do parasitismo | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por José Osmando de Araújo

Uma pesquisa agora anunciada, feita pelo instituto Quaest entre executivos do chamado “mercado” do Brasil revela que eles são contra a política adotada pelo Presidente Lula no trato das questões financeiras e que têm saudade dos tempos de Temer e do ex-presidente Bolsonaro. Tal manifestação, reveladora de contrariedade contra o atual Presidente, extraiu-se de um universo bastante restrito. Foram ouvidos exatos 82 executivos de grandes fundos de investimentos do país, unânimes na conclusão de que a política econômica atualmente apresentada segue em direção errada. 

POPULAÇÃO OTIMISTA

Essa exposição de extremo pessimismo do “mercado” contrapõe-se ao sentimento da maioria da população brasileira, que o próprio instituto Quaest ouviu ainda no mês passado, revelando-se satisfeita com a política econômica do governo e esperançosa de que tudo andará melhor do que vinha acontecendo no governo passado. 

JUROS SELIC

Essas opções pelo “sim” e pelo “não” ocorrem numa etapa da política brasileira em que o Presidente Lula tem adotado, publicamente,  um enfrentamento duro quanto às atitudes assumidas e praticadas pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que se vale da autonomia, da independência do BC, para impor ao Brasil exorbitantes juros Selic de 13.75%, taxas extremamente prejudiciais à produção, ao desenvolvimento da indústria, do comércio, dos serviços e das atividades mercantis dos próprios cidadãos.  

IMPACTO DAS ALTAS TAXAS 

Taxas de juros tão elevadas, entre as maiores do mundo, impedem o acesso do mercado produtivo ao crédito, com isso reduzindo a produção industrial, as atividades do comércio e serviços, a vida dos cidadãos que necessitam de financiamentos bancários e da utilização de cartões de crédito. Resultando, assim, em menos vendas, em dificuldades de compra pela população e, finalmente, na elevação do desemprego. 

FALTA DE COMPROMISSO

Desse modo, a conclusão muito clara é a de que a manifestação do seleto grupo do “mercado” expressa pela pesquisa, é muito favorável ao Presidente Lula, mostrando que esses comandantes do mercado especulativo não têm nenhum compromisso com o interesse público e só enxergam o que for favorecer seus crescentes e sempre mais abrangentes negócios. 

FALÊNCIA 

E isso se dá numa hora em que o mundo inteiro observa a falência do capitalismo total, mergulhado na quebradeira de grandes e poderosas instituições bancárias e fundos financeiros, como se viu com o banco do Vale do Silício ( Silicon Valley Bank -SVB), gerando um baque monumental no Tesouro dos Estados unidos, e com o banco Credit Suisse, um dos mais importantes do mundo, com presença forte no Brasil, que num dia apenas perdeu ¼ de seu valor de mercado e teve que socorrido pelo Banco Central da Suíça,  com um aporte de US$ 54 bilhões. 

CRISE 

Podemos estar diante de uma grave crise, provavelmente maior do que o verdadeiro tsunami financeiro que se abateu sobre os EUA em 2008 e cujos reflexos ainda persistem no mundo. E isso não ocorre meramente pela ação dos detentores desse sistema de capitalismo total, mas graças, muito fortemente, à cooperação e participação dos governos nacionais. 

PARASITISMO

Não é sem razão que o notável sociólogo, filósofo e pensador político Zygmunt Bauman esclarecia nos seus valiosos livros publicados e em entrevistas corajosas que concedeu ao longo da vida: “a cooperação entre Estado e mercado capitalista é a regra; o conflito entre eles, quando acontece, é a exceção. O Estado e o mercado mantém relações simbióticas, que é uma relação mutuamente vantajosa entre dois organismos vivos de espécies diferentes. Se a relação entre o mercado e o Estado é de vantagem mútua, a relação entre mercado e o consumidor é de parasitismo.” 

DEVEDOR IDEAL 

E Zygmunt Bauman conclui com profunda clareza: “devedor ideal” é aquele que jamais paga integralmente suas dívidas porque os juros são o alimento do “parasita”. Assim a contração do crédito decorrente da crise econômica mundial de 2008, não foi devido ao insucesso dos bancos; ao contrário, foi devido ao extraordinário sucesso destes porque introduziu a regra do “compre agora e pague depois”, produziu e produz em série indivíduos endividados. “Como poucas drogas, viver de crédito cria dependência.”  

A história está se repetindo. E Lula, como exceção, está certo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES