Cristo Redentor é uma das novas Sete Maravilhas

Cristo Redentor é uma das novas Sete Maravilhas

Cristo Redentor é uma das novas Sete Maravilhas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Cristo Redentor acaba de ganhar seu posto entre as novas Sete Maravilhas do Mundo, anunciadas em Lisboa durante cerim?nia oficial no est?dio da Luz.

O s?mbolo do Rio de Janeiro, que acolhe a chegada de turistas do mundo todo ? Cidade Maravilhosa, assume seu lugar na nova lista de Maravilhas do Mundo ao lado de obras como a Grande Muralha da China e a cidade inca de Machu Picchu, no Peru.

A cerim?nia em Lisboa contou com a participa??o do ex-astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, o ex-secret?rio-geral da ONU, Kofi Annan, a atriz e a cantora Jennifer Lopez e o primeiro-ministro portugu?s Jos? Socrates, presidente em exerc?cio da Uni?o Europ?ia (UE).

A apresenta??o do evento foi feita pelo ator brit?nico Ben Kingsley e pela atriz americana Hillary Swank. A superprodu??o deve ser retransmitida em mais de 170 pa?ses, com uma audi?ncia estimada em 1,6 bilh?o de espectadores.

A primeira parte foi dedicada ? proclama??o das sete maravilhas de Portugal, que n?o tem nenhum lugar na competi??o mundial.

A cerim?nia n?o tem apoio un?nime e a Unesco, ?rg?o da ONU que se dedica ao patrim?nio cultural mundial, decidiu n?o participar do evento.

Cheio de hist?ria

Embora o monumento tenha sido inaugurado em 12 de outubro de 1931, a constru??o do Cristo recua conceitualmente pelo menos at? a metade do s?culo 19, quando a Igreja Cat?lica j? planejava a constru??o de algo da mesma magnitude no Rio.

Finalmente, em 1922, quando o Brasil comemorou cem anos como na??o independente, foi lan?ada a pedra fundamental da est?tua. As obras come?aram para valer, por?m, em 1926. O projeto foi do engenheiro Heitor da Silva Costa. Quem desenhou a est?tua foi o artista pl?stico Carlos Oswald, e seu escultor foi o franc?s de origem polonesa Paul Landowski.

A est?tua, feita de pedra-sab?o, ? considerada patrim?nio hist?rico desde 1937. No ano passado, o Cristo tamb?m foi declarado um santu?rio religioso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES