Cristovam Buarque é contra o Enem substituir o vestibular

Em entrevista ao R7, ex-ministro da Educação diz que quer mudança radical na educação

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ministro da Educação durante o primeiro mandato de Lula, Cristovam Buarque tem na educação sua principal bandeira política. Pernambucano, já foi reitor da UnB (Universidade de Brasília), governador do Distrito Federal e atualmente é senador pelo PDT.

Em entrevista ao R7, ele defende a aplicação de provas ao longo do ensino médio em detrimento ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para a seleção de vestibulandos na universidade. Buarque diz não acreditar que o próximo presidente - seja homem ou mulher - vá acabar com o exame. Por fim, ele classifica como ?vergonhosa? a taxa básica de juros da economia brasileira -, mas evita críticas ao governo.

- Defendo que o Ministério da Educação faça uma prova ao longo do ensino médio, assim como existe no Distrito Federal para se entrar na UnB (Universidade de Brasília).

Veja, a seguir, os principais trechos da entrevista:

R7- O senador tem um projeto de lei para ampliar de 18 meses para indefinido o prazo de início do pagamento do Fies. Por que essa necessidade?

Cristovam Buarque ? Muitos estudantes reclamavam que tinham de começar a pagar o curso tão logo terminavam a faculdade. Hoje, sabemos que existe um tempo até conseguir um emprego, mesmo com o diploma na mão. Houve relatos [de alunos] que, por não começar a pagar logo ? por falta de pagamento ? os juros em cima de juros deixaram a conta praticamente impagável. Por isso, esse [novo] prazo para começar a pagar.

R7 ? O presidente Barack Obama recentemente criou uma linha direta de crédito do governo para universitários, é algo parecido com o Fies?

CB ? É parecido, mas em uma economia sem as vergonhosas taxas de juros que caracterizam o Brasil.

R7 ? O que o MEC deveria fazer para melhorar a aplicação do Enem? A última prova foi feita às pressas?

CB ? Defendo que o Ministério da Educação faça uma prova ao longo do ensino médio, assim como existe no Distrito Federal para se entrar na UnB (Universidade de Brasília). O estudante faz o PAS (Programa de Avaliação Seriada) que se caracteriza por uma prova ao final de cada um dos três anos do ensino médio. Isso faz com que o aluno se preocupe com a faculdade mais cedo, fique ?antenado? com as características de cada uma e nos melhores cursos.

R7 ? Alguns dirigentes ligados à Andifes [associação dos reitores das universidades federais] avaliam que a entrada de um novo ministro e de um novo presidente em 2011 poderia significar o fim do Enem. Qual a sua opinião?

CB ? Não é a minha avaliação. Creio que o próximo presidente ou presidenta, bem como o ministro escolhido, manterão o Enem. Talvez haja um aprimoramento que será bem-vindo. O Enem não foi criado pelo governo Lula, mas pelo ministro Paulo Renato [durante o governo FHC]. Não vejo porque acabar. Quanto a ser usado para a entrada na universidade, eu defendo o PAS.

R7 ? É possível que o Enem acabe da forma como ele é hoje, caso o pré-candidato José Serra vença as eleições?

CB ? Creio que não. Gostaria de uma mudança radical na educação, inclusive com um ministério criado somente para a educação de base e outro para cuidar da educação superior. O ensino superior só vai melhorar quando tivermos um bom ensino médio, que só será bom quando houver um ensino fundamental muito bom.

R7 ? Em sua opinião, a expansão das universidades federais está sendo feita às pressas, sem qualidade nos cursos?

CB ? O ideal seria fazer a expansão com uma programação de vagas disponíveis, professores necessários, instalações que terão de ser construídas. Mas se não dá para fazer da forma ideal, não podemos criticar a expansão. Toda expansão é boa. Fica, inclusive, mais fácil de arrumar recursos com os prédios já construídos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES