CRM-PI leva curso de reanimação cardiopulmonar para Parnaíba

O curso acontece durante inauguração da seccional em Parnaíba

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A inauguração da seccional do Conselho Regional de Medicina do Piauí, em Parnaíba, no litoral do Estado promete ser um grande acontecimento para a saúde de Parnaíba e região, nesta sexta-feira (29), às 18 horas na própria sede da seccional.

A diretoria do CRM-PI levará ainda Curso de Reanimação Cardiopulmonar e Manejo de Vias Aéreas Adulto e Neonato, que acontecerá na noite de sexta-feira (29) e na manhã do sábado (30) no prédio da Unimed. A sede da seccional está situada na Av. Álvaro Mendes, nº 1813, bairro Nova Parnaíba.

Quanto ao curso, serão na verdade dois cursos teóricos e práticos, sendo a parte voltada para reanimação de adultos coordenada pelo cardiologista Luiz Bezerra Neto. O neonatologista Marcos Bittencourt da Silva aplicará o curso voltado para reanimação e cuidados com recém-nascidos (RN).

O CRM-PI informa que médicos, estudantes de medicina e demais profissionais de saúde que trabalham com urgência e emergência poderão participar, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros. A inscrição será feita na Unimed e é gratuita. Na sexta-feira (29), o curso começa às 19 horas e se estenderá até 21h30. No sábado o curso começará às 8h30 e terminará ao meio-dia.

O Dr. Bittenconurt, que atua na maior maternidade pública do Piauí, a Evangelina Rosa, afirmou que o seu curso será voltado para os cuidados com o recém-nascido desde o nascimento até a alta responsável. “Inclusive esse é um novo trabalho, que está sendo executado para melhoria no cuidado do recém-nascido nos hospitais menores do interior, para que se preste uma assistência inicial ao bebê, de forma a reduzir os índices de mortalidade neonatal”. Na aula prática desta sábado, haverá montagem de CPAP, cateterismo umbilical e primeiros cuidados com RN na sala de parto (gold hour). “A primeira hora do nascimento do recém-nascido é fundamental para a vida. Previnir a hiportemia, ajudar o RN a respirar, o contato pele a pele e iniciar o apoio ao aleitamento materno. Isso é ‘gold hour’. São medidas de baixo custo, sem uso de muita tecnologia, mas que são essenciais para a sobrevida das crianças com qualidade”, explicou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES