Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

CRM Piauí completa 60 anos e lança revista contando sua história

Lançamento para a imprensa será nesta sexta-feira (03), às 10h

Compartilhe

A diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí – CRM-PI faz nesta sexta-feira (03), às 10 horas da manhã, no Salão Nova Iorque, no Metropolitan Hotel (Av. Frei Serafim, em Teresina), o lançamento para toda a imprensa do Piauí da revista comemorativa dos 60 anos de fundação da autarquia federal, que foi criada no dia 10 de dezembro de 1958. Muitas histórias e muitas conquistas ao longo desse jubileu de diamante.

A revista traz reportagens com fatos marcantes de algumas gestões, com depoimentos de conselheiros que vivenciaram os tempos desde antes da promulgação da Constituição de 1988, quando o Conselho atuava com pouca estrutura e ainda recebia médicos recém formados oriundos de faculdades de medicina do Rio de Janeiro e de Pernambuco, pois somente anos depois é que o curso de medicina foi criado no Piauí na Universidade Federal. A publicação especial traz um novo formato e ainda reportagem com o casal de médicos mais antigo do Piauí na atualidade, que juntos já somam 122 anos de profissão: David Delphino Cortellazzi e sua esposa Theresa Maria Tomaz Tajra Cortellazzi. Tem ainda uma entrevista com a médica Maria das Mercês Alves, que mudou seu estilo de vida e adotou a corrida a pé como uma paixão e disputa até maratonas internacionais. E para finalizar a revista traz a parte científica, com artigos e crônicas produzidas por pesquisadores piauienses da área.

Com tanta história para contar, a revista lembra a primeira reunião para constituição da Diretoria eleita, sendo ela composta da seguinte formação: Gerardo Magela Fortes Vasconcelos (Presidente); Oseas Sampaio (Vice-Presidente); Lineu Costa Araújo (1º Secretário); Dirceu Mendes Arcoverde (2º Secretário) e Francisco Luiz Almeida (Tesoureiro). A função precípua do CRM-PI é supervisionar a ética médica e, ao mesmo tempo, fiscalizar, disciplinar, julgar as atividades médicas, zelar por todos os meios de seu alcance, pelo perfeito desempenho ético da medicina e pelo prestígio e bom conceito dos que a exercem legalmente.

Desde o seu primeiro presidente, Gerardo Fortes Vasconcelos, até os dias atuais, o CRM-PI já elegeu 12 presidentes e suas respectivas diretorias e, consequentemente, o corpo conselhal, que são formados por 42 conselheiros. Quatro ex-presidentes já são falecidos, entre eles Gerardo Magela (1958 a 1963), Lineu Costa Araújo (1963 a 1988), Luiz Nódgi Nogueira Filho (1996 a 1999) e Fernando Gomes Correia-Lima (2010 a 2013). A primeira mulher presidente da história do CRM-PI, a Drª Mírian Perpétua Palha Dias Parente, assumiu a função em outubro de 2016 e continua no cargo atualmente.

O presidente que mais tempo teve de mandato foi o ilustre Lineu Costa Araújo, médico, professor e reitor da Universidade Federal do Piauí, um ícone respeitado pela classe médica do Piauí. O Dr. Lineu foi presidente do CRM-PI por 25 anos. As primeiras médicas a participarem como conselheiras foram: Maria do Amparo Salmito Cavalcanti, Lúcia Maria Machado Rêgo, Simone Maria Machado, Thelma Maria do Nascimento, Natércia Ferreira Damasceno Rangel e Maria Luci Lages Gonçalves.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar