Centro de cultura: Wellington Dias visita reforma do CSU do Parque Piauí

Quase R$ 2 milhões serão investidos na reforma e modernização do CSU do Parque Piauí.

Fábio Novo visita obras no CSU | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Construído na década de 70, o Centro Social Urbano – CSU, do bairro Parque Piauí, passa por reforma e modernização. O espaço, que já funcionou como um local de convivência social, de práticas esportivas e eventos culturais, deixou de receber essas atividades.

O governador Wellington Dias visitou, nesta quarta-feira (16), a primeira etapa da reforma e modernização do Centro Social UrbanoO espaço ganhará salas para oficinas de dança, música e teatro, e para cursos na área do empreendedorismo, além do auditório transformado no primeiro teatro da zona Sul da capital, com capacidade para mais de 100 pessoas.

Segundo o chefe do executivo estadual, o local será transformado em uma escola de artes e empreendedorismo. “Quando vim morar em Teresina sempre me deslocava para o Parque Piauí pela efervescência que tinha nas áreas sociais e culturais e aquilo me entusiasmava. Essa região sempre teve essa característica e agora, com o que estamos trabalhando aqui, creio que essa integração para a cidadania dará um centro de propagação de muita energia positiva, saudável e próspera para crianças, mulheres e adultos”, disse Wellington Dias.

Segundo o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, o espaço vai ganhar salas para oficinas de dança, música e teatro, e para cursos na área do empreendedorismo. "Vamos recuperar a piscina e a quadra e o auditório vai se transformar no primeiro teatro da zona sul de Teresina, com capacidade para mais de 100 pessoas”, disse.

A recuperação do CSU é a realização de um sonho para os moradores do bairro e região. “Toda minha geração passou a infância e adolescência de forma construtiva, com as atividades que aconteciam dentro do CSU. Tinham atividades de domingo a domingo. Além dos eventos esportivos e culturais, eram realizados vários cursos de culinária, gastronomia, corte e costura. Também era oferecido reforço escolar para as crianças do bairro e colônia de férias. É uma obra de grande importância pra todos que viveram essa história”, diz a presidente da Associação de Moradores do Parque Piauí, Ruth de Sousa Lima.

Espaço passa por reforma e será revitalizado 

Ruth conta que nasceu no bairro e participou das atividades realizadas no CSU. “Também tive a oportunidade de trabalhar no espaço, dentro da delegacia da mulher”, completa. Policial civil aposentada, ela é uma defensora da reativação do Centro Social. Atualmente, o espaço ainda possui a delegacia da mulher e é sede da Associação de Juventude do Município de Teresina – AJMT.

Através da associação, são realizados vários cursos de capacitação profissional. No ano passado, foram quase 4 mil certificados entregues, com mais de mil contratações. “Nós queremos um espaço melhor para dar continuidade ao trabalho já realizado através da associação. A reforma do CSU vai beneficiar não só a comunidade do bairro e região, como de toda a cidade”, afirma o presidente da AJMT, Jardel Ramos.

CSU manterá espaços para prática de esporte 

Quase R$ 2 milhões serão investidos na reforma e modernização do CSU do Parque Piauí. “Nossa proposta é revitalizar prédios abandonados e transformá-los em espaços culturais. Esse será o primeiro CSU reformado, o próximo será o do bairro Monte Castelo”, anuncia o secretário da cultura Fábio Novo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES