Cuiabá chega ao seu tricentenário

Capital do Mato Grosso celebra 300 anos e ganha de presente de aniversário um novo atrativo turístico: o Parque da Família

Porto da cidade | Flávio André/Banco de Imagens MTur Destinos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um espaço verde com 10 mil árvores nativas, trilhas, áreas esportivas, equipamentos para atividades físicas, iluminação especial e área específica para pets, batizado de "ParCão", é o novo atrativo de Cuiabá para as famílias e os turistas que visitam a capital mato-grossense. Fundada em 8 de abril de 1719, durante o ciclo do ouro, Cuiabá completa, nesta segunda-feira (8), 300 anos. A atual capital cresceu ao longo dos rios Coxipó e Cuiabá. Antes, foi Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá e, mais tarde, Vila Bela da Santíssima Trindade. A cidade é o centro geodésico da América do Sul, ficando equidistante 1.600 quilômetros dos oceanos Atlântico e Pacífico.

Cuiabá é conhecida como a “cidade verde”. Vários parques integram o roteiro turístico cuiabano, entre eles, o Parque Mãe Bonifácia, com área equivalente a 70 campos de futebol. São cinco trilhas, espaços recreativos e de esportes, além de fauna e flora típicas do cerrado. Já o Parque Tia Nair é um dos mais belos cartões-postais da cidade, dividido por áreas esportivas, de lazer e de contemplação da natureza, com opção de passeio ecológico. Outra atração do parque é o mirante, acessado por meio de uma passarela que leva o visitante a uma ilha. Ali, a visão toda iluminada do lago, à noite, deixa o parque ainda mais bonito.

Já o Parque das Águas é um dos cartões postais mais visitados de Cuiabá. Entre outros atrativos, possui uma fonte luminosa, que lança jatos de água de até 70 metros de altura, todos iluminados e “dançando” conforme o ritmo das canções tocadas. Além das apresentações do Show das Águas, tem também um túnel de água de 14 metros de extensão e o Splash Zone, onde crianças, adolescentes e até adultos se divertem com os jatos de água coloridos que “brotam” do chão.

De volta às origens, o turista encontra no Centro Histórico de Cuiabá, o casario colonial tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Entre outros atrativos, o visitante poderá conhecer o Calçadão de Cuiabá, o Museu Histórico de Mato Grosso e o Arsenal da Guerra, hoje um centro cultural. O antigo Mercado de Peixes atualmente é o Museu do Rio Cuiabá. Já o Museu de Pré-História, em um casarão de 1842, tem exposição de arqueologia e paleontologia com fósseis de preguiças gigantes, dinossauros e animais marinhos, que revelam que a Chapada dos Guimarães já foi mar.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em estilo barroco, é um dos marcos de Cuiabá. O templo foi erguido por escravos em 1730, próximo ao córrego da Prainha, onde os bandeirantes descobriram o ouro que impulsionou a colonização da região. Integram o roteiro as igrejas do Bom Despacho e do Nosso Senhor dos Passos. Já a catedral dedicada ao Senhor Bom Jesus de Cuiabá, inaugurada em 1973, ocupa o local da antiga matriz colonial, de 1722, que foi demolida em 1968.

Para os turistas que desejam conhecer os ingredientes da gastronomia cuiabana, que tem misturas criativas com sotaque regional, o Mercado do Porto é parada obrigatória. O centro de comércio e abastecimento da cidade conta com os mais variados produtos. Os feirantes vendem de peixes pantaneiros a farinha, que integram o cardápio diário local, além de queijos, doces regionais, frutas da estação – notadamente do cerrado –, além de legumes e verduras recém-colhidos. Já a Casa do Artesão reúne cerâmica, tecelagem, artefatos indígenas, doces e licores caseiros. O bairro ribeirinho de Goiabeiras é um dos polos da gastronômico e do artesanato cuiabano.

ARREDORES - Cuiabá é a porta de entrada dos turistas que buscam de natureza e aventura em destinos mato-grossenses. Eles visitam, principalmente, a Chapada dos Guimarães (69km), com paredões, mirantes, cachoeiras e grutas; o Pantanal Norte (100 km), região alagada e de vida silvestre exuberante; e Nobres (150km), com rios e cachoeiras de águas cristalinas, além dos destinos amazônicos situados ao norte do Mato Grosso. (Por Geraldo Gurgel/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES